sexta-feira, 19 de outubro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 20.10.12


"Folga, negro de Angola! Que ele não vem cá!
Se ele vier, quilombola, pau há de levar!" – letra do samba “Epopéia de Zumbi de Ney Lopes

**********
O pau tem que quebrar no lombo dos candidatos a prefeito de Porto Velho.

**********
Acontece que no debate da RedeTV/RO o candidato Lindomar Garçon, provando que de história de Porto Velho não entende nada, fez a seguinte pergunta ao candidato Mauro Nazif:

*********
“Se eleito, o que o senhor vai fazer pelos QUILOMBOLAS e pelos Índios?”.

*********

Quase caí da cadeira com tamanha falta de conhecimento histórico e geográfico por parte do candidato em apreço.

**********
Vale lembrara que em Rondônia os Quilombos se localizam no Vale do Guaporé – Quilombo Santo Antonio e Pedras Negras no município de São Francisco do Guaporé.


***********

Aí o outro candidato em vez de desfazer a “mancada”, optou por falar sobre os moradores que já foram tirados do Triângulo, que não tem nada a ver com quilombo.

*********
Os negros que vieram trabalhar na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e que foram habitar o que ficou conhecido como bairro do Triângulo e Alto do Bode, passava longe de serem escravos, muito pelo contrário, eram técnicos em suas profissões e comandavam ou dirigiam os trabalhos e operavam as máquinas durante a construção.

*********
Os negros que para cá vieram no inicio do século XX eram estudados não tinha anafalbeta. Nem mesmo o Alto do Bode morro onde a comunidade negra foi morar no tempo da construção, podia ser chamado de Quilombo, pois seus habitantes não eram fugitivos (características dos quilombolas).

*********
Quando ouvimos e vemos pessoas que querem administrar nosso município, fazendo pergunta desse quilate, temos muito que refletir antes de confirmar o voto.

*********
Talvez o candidato a quem a pergunta foi feita, optou por não mostrar o total desconhecimento da história do município de Porto Velho, por parte do seu oponente.

*********
Ou então (e é o mais provável), também não sabe nada sobre a história da formação do nosso município.

**********
Vai ver que esses candidatos andaram lendo aquele livro cujo conteúdo está praticamente todo errado.

*********
Se nossas autoridades em história regional, não tomarem providencias, daqui a pouco a história de Porto Velho estará toda “dilapidada”.

*********
Esperamos que no próximo debate, os dois candidatos, tenham a humildade de pedir desculpas a população, por não saberem sobre a história do município que pretendem administrar.

*********

Por conta dessa falta de conhecimento histórico, Se eles vierem, quilombolas! Pau no lombo deles!

**********
Por falar em cultura. Os artistas plásticos João Zoghbi e Geraldo Cruz foram os vencedores do concurso promovido pela prefeitura municipal de Porto Velho e coordenado pela Fundação Iaripuna – Concurso de Artes Plásticas Prêmio Aquisição Centenário de Construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”

*********
O Zoghbi faturou o 1º  lugar com a tela “EFMM CEM ANOS”

*********
E o Geraldo Cruiz o 2º lugar com a obra “Casulo de Ferro”.

*********
As duas obras estarão expostas a partir das 10h00 deste sábado 20, no Galpão do Plano Inclinado em frente ao Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré na beira do Rio Madeira.

*********
Parabéns aos artistas premiados. Parabéns também para a artista Edilsa Motta que ficou com o terceiro lugar.

*********
Por falar em agenda cultural. Hoje tem Samba de Raiz no Mercado Cultural sob o comando do cantor e compositor Beto Cezar. A roda começa as 17h00.

*********
No 4 de Janeiro, exatamente no bar do Ceará, a partir das 14h00 tem o “Embolada” sob o comando do Carlinhos Maracanã.

**********
No Tacakanã que fica a rua Brasília com a Jacy Paraná no bairro Nossa Senhora das Graças  tem feijoada e show com o Marquinho do Cavaco a partir das 11h00.

*********
O Presidente do Porto Diversidade, Raymison Correia da Silva, visitou Guajará-Mirim no período de 13 a 15 de outubro, para participar de reunião com representantes do segmento LGBT do município, que estão discutindo a organização política da população homossexual da Pérola do Mamoré.
**********
Dentre algumas ações relevantes para serem realizadas ainda este ano, o grupo está analisando a possibilidade de promover no primeiro domingo de dezembro, dia 09, a I Marcha Municipal pela Diversidade Sexual de Guajará-Mirim, nos moldes da Marcha da Zona Leste de Porto Velho.

***********

O Coordenador Grupo de Trabalho, o Assiste Social Jorge Oliveira do Nascimento convida lideranças do movimento social, familiares de homossexuais e o segmento LGBT para participarem da reunião que vai acontecer neste sábado 20, a partir das 15 horas, na sede do CMAE.

***********
A pergunta que não quer calar: Porto Velho tem ou não tem  Quilombo?

**********
Dez por cento de gorjeta pra quem responder!

Nenhum comentário: