domingo, 21 de outubro de 2012

EFMM-IARIPUNA PREMIA VENCEDORES DE CONCURSO





Durante a solenidade foi apresentado ao público o livro Histórias do Vale do Madeira

Os artistas João Zoghbi e Geraldo Cruz receberam das mãos da vice-presidente da Fundação Iaripuna Berenice Simão o premio aquisição, no valor de R$ 5 e 3 Mil respectivamente, relativos ao 1º e 2º lugar do Concurso de Artes Plásticas Prêmio Aquisição “Centenário de Construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”. A solenidade aconteceu no “barracão” onde funcionou o Plano Inclinado que fica a beira do Rio Madeira. Na oportunidade a Fundação promoveu o lançamento do livro “Histórias do Vale do Madeira” escrito pela professora Yedda Bozarcov e que é direcionado ao público infantil: Convidada a tecer comentários a respeito da obra, a escritora Sandra Castiel em um trecho de seu discurso disse: “O livro de Yêdda levou-me às lágrimas e despertou em mim a garotinha cabocla que fui um dia. Ao descrever para as crianças a vida dos animais que habitam o vale do Madeira, Yêdda abre-lhes um baú de conhecimentos raros, relíquias de quem ali viveu e ama profundamente a natureza desta terra”.
Ao usar da palavra a escritora agradeceu ao prefeito Roberto Sobrinho e a Fundação Iaripuna por lhes proporcionar o lançamento de mais uma obra literária. Justificando o motivo pelo qual resolveu escrever sobre o Vale do Rio Madeira, Yedda disse: "Um dia refleti; como exigir das nossas crianças que amem Rondônia, se elas não conhecem as nossas historias, não conhecem a nossa cultura. Então resolvi escrever o livro que dedico a todas as crianças da minha terra".
Após os discursos de praxe, os músicos Ney (cavaquinho), Enio Melo (violão e voz), Heitor Almeida (percussão e voz), Junior Lopes (bateria) e Beto Ramos (ritmista), apresentaram o show musical “Eternamente Cartola” enquanto a quituteira Golda servia café regional e o público pode apreciar já dentro do galpão nº 1 da EFMM a exposição com as obras dos artistas plásticos que concorreram à premiação.
O lançamento de Yedda foi prestigiado por seus colegas de academia e de integrantes da alta sociedade portovelehense como Dr. Jacob Athala, Euro Tourinho, Professor Abnael Machado, Lito Casara, José Fernandes, Dr. Simão, Professora Berenice Gomes da Silva, Cida Sousa, Lu Silva, Rita Queiroz, Ciro Pinheiro e tantas outras pessoas que se destacam na sociedade de Porto Velho.

Nenhum comentário: