terça-feira, 16 de outubro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 17.10.12


Lenha na Fogueira

Após alguns dias de férias, voltamos ao batente e encontramos os bastidores culturais pegando fogo, com a noticia da extinção da Secel.

********
O colunista Robson Oliveira foi o primeiro a publicar em sua coluna que a Secel passará a ser um Departamento da Secretaria da Educação.

**********
 A nota do Robson nos deixa duvida quanto ao setor cultural da Secel. Ele fala em Fundação de Cultura. Como no governo estadual não existe Fundação Cultural a pergunta é: A Secel em sua área cultural será transformada em Fundação e apenas o Esporte vai para a Seduc?

*********

Já o Allan Alex divulga em seu Painel Político que: “A Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer – Secel, passará a ser uma coordenadoria da Seduc e a Superintendência de Turismo – Setur, passa ao status de secretaria”

********
Ontem pela manhã fomos em busca da confirmação ou não da transformação da Secel em simples Departamento da Seduc. O que caso aconteça será o maior golpe “baixo” nas entidades culturais de Rondônia.

**********
No Decom o “Julinho” não teve tempo para atender nossa consulta via telefone. Quer dizer, o governo de Rondônia continua sem comunicação.

********
Corremos para o palácio Presidente Vargas na CGAG e nos enviaram para o Cotel onde também ninguém sabe sobre a mudança, mesmo assim me enviaram para o Gabinete do governador e lá fui informado que não tinha nada a respeito do assunto e o que eles (do gabinete) sabiam era o que haviam lido nas colunas do Robson e do Allan Alex

********
Na Secel também ninguém sabe nada sobre o assunto: “O que sei é o que você sabe”, disse a gerente de cultura Bebel.

********
E assim acontecem as coisas no governo Confúcio, inclusive a turma do palácio me disse que só ficou sabendo da exoneração do Juscelino da Casa Civil através das publicações nos jornais.

********
Até porque, para se extinguir uma secretaria ou criar é necessária a elaboração de um Projeto de Lei que deverá passar pelo crivo dos deputados estaduais. Não é chegar e dizer. “A secretaria tal a partir de tal data não vai mais funcionar”.

********

De qualquer maneira se a notícia partiu primeiramente via Robson pode acontecer, pois o colunista faz parte da cúpula do PMDB e em conseqüência sabe das coisas que acontecem nos bastidores.

*********
Por falar nisso, ontem de manhã uma equipe de assessores do senador Valdir Raupp passou praticamente toda manhã em reunião de porta fechada com o secretário da Secel Emanoel Nery. Será que o assunto foi à transformação da Secel em Departamento da Seduc?

**********

Mudando de pau pra cacete. O Governo do estado de Rondônia até a presente data não repassou o dinheiro dos grupos folclóricos que se apresentaram no Flor do Maracujá.

*********
Os dirigentes dos grupos folclóricos não sabem mais o que fazer para sanar dívidas com o comercio local pela compra de material para confeccionar fantasias e alegorias.

********
Até o dinheiro oriundo da cobrança dos espaços para montar as barracas e vendedores ambulantes desapareceu. Ninguém sabe ninguém viu! Ta feia a coisa dentro da Secel.

********
Aliás, o governo também não transferiu o dinheiro dos bois de Guajará Mirim.

*********
O governo está devendo os artistas que se apresentaram na festa do Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

********
Mas pagou um dinheirão para um deputado realizar o evento Show de Calouros. Evento que foi assistido por poucas pessoas.

********
Em suma: O Governo de Confúcio Moura deu CALOTE nos artistas e dirigentes de grupos folclóricos de Guajará Mirim e Porto Velho.

********
O Governo de Confúcio Moura deu o CALOTE nos artistas que se apresentaram na festa do Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

*********
Por falar em política: Na próxima quinta feira dia 19, o candidato a prefeito de Porto Velho pelo PSB/PDT Mauro Nacif nº 40 vai reunir no CDL da Carlos Gomes com os promotores de cultura em Porto Velho para discutir seu plano para o setor.

********
Independente de cor partidária, todos devem comparecer a essa reunião. Vamos colocar a boca no trombone moçada. Saiba que quem não chora não mama.

*********
No dia 29 passado o Garçon também reuniu a categoria no Rondon para discutir seu projeto cultural. Só que ele (Garçon) não apresentou nenhum projeto para o setor, apenas ouviu nossa “choradeira”.

*********
Então vamos ver se o Dr. Mauro tem projeto para a cultura do município. Se tiver vai ganhar um bocado de voto.

********
A festa do aniversário de 98 anos da criação do município de Porto Velho terminou domingo passada com show de vários artistas e bandas no anfiteatro da Madeira Mamoré.

********
Na realidade o grande show em comemoração a data aconteceu no dia 4 durante a Seresta Cultural com o espetáculo apresentado pelo Nonato do Cavaquinho e a Cycera Pérola Negra.

********
Tamo a área, o resto é fofoca!

Nenhum comentário: