sexta-feira, 26 de outubro de 2012

EXPOSIÇÃO GERAÇÃO CRIATIVA NP SHOPPING




O artista plástico Mikéliton em parceria com a  Santo Antônio Energia e Amazon Artes abriu no último dia 23 a exposição “Geração Criativa” que ficará instalada até o dia 31 deste mês, na Praça de Eventos do Porto Velho Shopping. A exposição é o resultado de 04 oficinas de artes realizadas do período de maio a outubro, deste ano, com 100 alunos das comunidades Jaci-Paraná, Vila de São Sebastião, Reassentamento Vila Nova de Teotônio e Reassentamento Riacho Azul, que receberam o artista plástico paraibano Mikéliton, radicado em Porto Velho.
O conjunto de obras que faz parte da Exposição Geração Criativa são imagens produzidas por crianças, jovens e adultos, que retratam as paisagens da região, as brincadeiras preferidas das crianças, os afazeres habituais dos moradores, a beleza de aves como o tucano e a coruja, os peixes, a colheita de frutas  entre outras imagens.
O expectador terá contato com obras que foram elaboradas a partir do uso do lixo eletrônico, incentivando as pessoas à conscientização do cuidado com o meio ambiente. As imagens nas telas sinalizam, em alguns casos, os primeiros contatos com a pintura e, em outros, a evidência de familiaridade com os traços artísticos.
Na exposição Geração Criativa também poderão ser vistas algumas obras do artista plástico, de estilo marcante e alegre, que já estiveram no Museu Nacional da República, em Brasília-DF, na exposição intitulada “Rio Madeira - Gigante da Floresta”, trabalho que retratou o cotidiano dos ribeirinhos durante a instalação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.
Paralelamente à exposição  acontece encontros com a realização de bate-papos com pessoas formadoras de opinião da cidade de Porto Velho que vivenciam experiências nas áreas de Artes Plásticas, História, Comunicação e Cultura. Durante essas atividades o artista plástico Mikéliton registrará cada encontro desenhando.
As oficinas realizadas nas comunidades ofereceram às pessoas a oportunidade de conhecer a história da arte, biografias de pintores famosos, introdução à pintura, cultura, entre outros. Para o artista plástico, Mikéliton Pereira, essa iniciativa proporcionou a cada participante o exercício para um olhar especial do cotidiano. “É uma oportunidade que permitiu a todos os envolvidos na atividade, saber como retratar nas telas as cenas do cotidiano de acordo com seu próprio olhar”, comentou. Ainda segundo o artista, a oficina “promoveu o sentido de valorização regional nos alunos e os incentivou a pesquisarem sobre os locais onde moram. Ele acredita que ao se fazer isso os alunos conseguiram estimular os sentidos artísticos.
Serviço:
Exposição Geração Criativa
Período: 23 a 31 de outubro
Local: Praça de Eventos do Porto Velho Shopping
Horário de visitação: terça a sábado

Nenhum comentário: