terça-feira, 3 de abril de 2018

ArraiaLeste em discussão na Câmara Municipal

A plenária da Câmara de Vereadores de Porto Velho, recebeu na tarde/noite de ontem dia 2 de abril, dezenas de manifestantes de vários segmentos taxistas, professores e principalmente integrantes de grupos folclóricos da Zona Leste e os dirigentes do ArraiaLeste.
De acordo com o coordenador do ArraiaLeste Maycom da MK o evento faz parte do Calendário Cultural do Município de Porto Velho e consta da Lei 2061/2013 sancionada pelo prefeito. “Acontece que desde o ano passado a Semes está implicando com a montagem do Arraial no Campo de Futebol, local aonde o evento acontece desde sua criação”,disse Maykon MK.
Enquanto isso o adjunto da Secretaria de Esportes – SEMES Evandro Reis esclareceu a nossa reportagem, que o prefeito Hildon Chaves publicou um Decreto impedindo, que espaços como campo de futebol, quadras esportivas, mantidos pelo município, sejam utilizados para realização de eventos que não seja atividade esportiva. A secretária Ivonete Gomes informou que o Decreto publicado pelo prefeito, não diz respeito apenas ao ArraiaLeste, “Ele abrange todos os espaços esportivos mantidos pela prefeitura. Aquele campo do JK inclusive é dotado de drenagem o que com certeza pode danificado com a montagem do arraial, causando grande prejuízo à comunidade e a prefeitura”, disse a secretária prosseguindo: “Creio que mesmo os vereadores aprovando o Projeto 3.698/2018 que diz que o ArraiaLeste pode ser realizado no Campo do JK não vamos poder liberar a montagem do Arraial, pois, um Decreto do executivo só pode ser alterado pelo executivo”. Disse Ivonete Gomes

Enquanto isso na Câmara de Vereadores os folcloristas esperavam o resultado da votação do Projeto de Lei que autoriza a montagem do AraiaLeste no campo do JK.
O espaço (campo de futebol) faz parte do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEUS do JK.



CEUs

Pelo menos 300 pessoas estão sendo atendidas pelo Programa de Formação e Qualificação para o Mercado de Trabalho promovido pela Prefeitura de Porto Velho no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), localizado entre as ruas Antônio Fraga Moreira e Benedito Inocêncio, no Bairro JK. São oferecidos cursos de Administração de Empresas e Secretariado, com duração de 30 dias. São disponibilizadas ainda serviços socioassistenciais e inclusão digital.
No próximo dia 26, o CEUs completa um ano de instalação, quando será realizado programação especial pela Subsecretaria Municipal de Turismo (Semdestur), órgão responsável pelo espaço. O CEUs é um lugar amplo e moderno, que integra ações de lazer, cultura, esporte e assistência social.


Serviços

São cinco mil metros quadrados, com atendimento social, cursos, aulas de zumba, biblioteca, quadra coberta, pista de skate, ballet, capoeira, jiu-jtsu playground, mesas de jogos, pista de caminhada equipamentos do Programa Saúde na Praça. Em breve, será instalado o Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

Atendimentos

Por mês, são expedidas aproximadamente 600 carteiras de identidade e mais de dois mil atendimentos do SINE municipal. Nas atividades esportivas estão inscritas 1.050 alunos, sem incluir a aula de zumba, que conta com 370 mulheres matriculadas.
“O nosso objetivo ao criar esse espaço foi o de integrar, em um mesmo local, programas e ações culturais para atender a população, em especial os jovens. E o resultado desse trabalho constamos diariamente pelo número de pessoas atendidas”, declarou o prefeito Hildon Chaves. Para o subsecretário de Turismo, Júlio César,o CEUs já está consolidado. “É um centro de lazer, cultura e cidadania para a comunidade”, observou o subsecretário.
Fonte: da Redação do Diário e do Comdecom.

Nenhum comentário: