terça-feira, 25 de março de 2014

Lenha na Fogueira - 26.03.14


Acontece na tarde desta quarta feira 26, as 15h00, na sede da Funcultural de Porto Velho, reunião com os membros do Conselho Municipal de Cultura.

********
Aliás, depois da reunião que elegeu os Delegados no mês de agosto, se não me engano, somente agora a presidente da Fundação está convocando os Membros do Conselho Municipal de Cultura para nova reunião.

*******
Hoje de acordo com nossas fontes, vamos ficar sabendo das ações programadas pela Funcultural para o restante do ano do Centenário de Porto Velho. Centenário que até agora não pode ser comemorado em virtude da cheia do Rio Madeira.

*******
Por sinal, a enchente do Madeira, está deixando os produtores culturais receosos de divulgar seus projetos para o primeiro semestre deste ano.

*******
Se as aguas continuarem subindo do jeito que estão, vai ficar difícil realizar qualquer evento neste semestre. A salvação será se o Rio Madeira começar a baixar, pelo menos até o dia 15 de abril se isso não acontecer, adeus todo e qualquer evento considerado de grande porte na cidade de Porto Velho.

*******
Até mesmo a vontade da realização dos desfiles dos blocos carnavalesco no mês de maio, deve ser abortada, já que o problema maior vai ser quando as águas começarem a baixar.

********
Ficou provado e até acho que a equipe do prefeito já se arrependeu, por ter cancelado os desfiles durante o período do carnaval tradicional.

********

Naquele momento o Rio Madeira ainda não tinha ultrapassado o nível da enchente de 1997. A água mal tinha chegado a Baixa da União. Tanto que alguns blocos chegaram a desfilar sem qualquer problema de reclamação por parte dos afetados pela enchente.

********
Agora não, pois a enchente já chegou ao Bingool Clube e continua avençando. A Zona Sul está literalmente isolada, só tem acesso via BR-364 e assim mesmo muito precária.

*******

Tá muito mais impraticável a realização dos desfiles dos blocos na atual situação do que antes.

*******

Por isso que desde ontem, estou sugerindo aos dirigentes dos blocos de trio elétrico, que entrem em acordo para só desfilar no carnaval do próximo ano.


*******
Se não venderam camiseta ou abadá para o carnaval tradicional, agora é que não vão vender mesmo.


*******
Diz aí, quem é que vai ter coragem de brincar carnaval, com parte da população de Porto Velho e toda a população do Médio e Baixo Rio Madeira fora de suas casas, fora de suas comunidades?


********

Mais do que antes, agora é que não tem clima para se sair festejando. Aliás, festejando o que?

********

A desgraça dos outros? Vamos colocar a cabeça no lugar e anunciar. Quem comprou camiseta ou abadá com certeza vai entender. Os abadás deste ano serão aceitos nos desfiles do próximo ano.


********

Se a prefeitura quiser festejar o Centenário do Município de Porto Velho, porque não programa uma grande festa para o final do mês der setembro!

********

Dia 2 de outubro data do aniversário do município, cai no meio da semana então, vamos fazer a festa do Centenário nos dias 26, 27 e 28 de setembro. Até as escolas de samba podem participar desta festa com seus desfiles, pois diferente dos blocos de trio elétrico, as escolas de samba contam em seus Enredos, a história de Porto Velho nestes Cem Anos de Existência.


********

Na data acima sugerida, pode não ser viável desfile de bloco de trio, mas, para desfile de escola de samba é.


********

Estamos convocando os leitores para opinarem sobre os desfiles carnavalescos dos blocos de trio elétrico.

********

Opine via redes sociais. Se a FAVOR ou CONTRA os desfiles carnavalescos fora de época!


Nenhum comentário: