segunda-feira, 24 de março de 2014

Instalado Conselho de Cultura


Em solenidade realizada no salão do Rondon Palace Hotel, na quinta-feira (20), os membros do Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC) foram empossados e o Conselho devidamente instalado. O evento contou com a presença do coordenador do Sistema de Cultura do Ministério da Cultura, Pedro Ortale, que anunciou recursos de seis milhões de reais para o Conselho rondoniense ainda em 2014.
O Conselho Estadual de Políticas Culturais é o órgão colegiado consultivo e deliberativo, integrante da  estrutura  básica da Superintendência de Esportes, Cultura e Lazer, com composição paritária entre o poder executivo e a sociedade civil organizada. E foi criado com o intuito de promover a participação social institucionalizada na estrutura do Sistema Estadual de Cultura. É formado por 32 membros titulares e respectivos suplentes. Dezesseis conselheiros são representantes de órgãos públicos e outros dezesseis de setores da sociedade civil.
O coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Chicão Santos, destacou o momento como importante para a formação de uma política cultural voltada para todos os cidadãos, sem que se importe com classe  social ou se mora em área rural ou urbana. “A posse desses  conselheiros, é um marco para a cultura no Estado de Rondônia”, enfatizou.
Pedro Ortale, coordenador do Sistema Nacional, destacou que Rondônia está entre os cinco primeiros estados brasileiros a organizar-se com implantação e posse do Conselho e que vem fazendo bem o dever de casa, sendo por isso um dos poucos Estados a ter os recursos financeiros para o ano de 2014 autorizados. São seis milhões de reais para serem aplicados no Estado. De acordo com o representante do Ministério da Cultura, a Secretaria de Articulação Institucional do Ministério trabalha no  projeto da construção do sistema de cultura há pelo menos dez anos. “O sistema tem ganhado musculatura institucional  com participação de parlamentares em todo país” o que, segundo ele, fortalece o sistema, mas ao mesmo tempo, os desafios continuam crescendo, citando o desejo da indústria do entretenimento, que continua a querer determinar o tipo de cultura  que deve ser consumida pela população.   E, neste aspecto,  ele  destaca o papel dos conselheiros como estratégico em defesa da política cultural. Segundo ele, dos R$ 30 milhões de reais destinados ao sistema ao longo deste ano,  seis milhões virão para Rondônia, para atuar nos eixos de fomento e democratização de equipamentos culturais.
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Marcos Freire
Fonte: Decom

Nenhum comentário: