quarta-feira, 19 de março de 2014

Lenha na Fogueira - 20.03.14

A reunião de ontem, entre os dirigentes de Blocos de trio elétrico e a direção da Funcultural, foi e não foi positiva! Explico:
*********
Acontece que de inicio, os dirigentes dos blocos relutaram em acatar a data para a realização dos desfiles dos blocos sugeridos pela Funcultural.
********
A data sugerida foi aquela que divulgamos em primeira mão, na edição de ontem, ou seja, no mês de maio.
********
Muitos levantaram a tese de que no mês de maio, o Rio Madeira pode ainda estar muito cheio, o que poderá provocar a proibição por parte dos órgãos afins e em conseqüência, mais um adiamento da data o que segundo alguns carnavalescos, vai desgastar muito sua entidade perante seus foliões.

*******
A outra data ventilada, foi durante o mês de julho, isto porque o mês de junho, já está reservado para as festas juninas que são compostas pelos Arraiais Flor de Cacto, Arraiá Leste, Arraial do Nacional e Arraial Comunidade na Roça no bairro Esperança da Comunidade e quem sabe, até o Flor do Maracujá.

********

Depois de tanto argumentos e mudanças na tabela de apresentação, por unanimidade que só não foi absoluta, porque o representante do bloco Murupi votou contra, ficou acertado que o Carnaval do Centenário de Porto Velho caso o Rio Madeira deixe, vai acontecer no mês de maio.
********
A Fundação Cultural apenas pediu que os blocos e escolas de samba não divulguem a data de seus desfiles, porque vai levar a decisão aos dirigentes dos órgãos que estão prestando serviço no auxilio as vítimas da Enchente. Defesa Civil, Corpo de Bombeiro, Comando da Polícia Militar, Secretaria de Saúde etc.

********
A resposta definitiva se os desfiles vão mesmo acontecer no mês de maio, será passada aos dirigentes dos blocos e escolas de samba, em reunião que já foi marcada para acontecer na próxima quarta feira dia 26.

*******
Caso a proposta seja aceita, o Galo da Meia Noite vai desfilar no dia 1° de Maio e a Banda do Vai Quem Quer no dia 3.
*******
Se tudo correr como o que ficou decidido na reunião de ontem, que por sinal, foi muito bem conduzida pelo vice presidente da Funcultural dançarino Chagas Perez, quem vai abrir realmente os desfiles, será o Bloco “Arco Iris Êxtase” no dia 30 de abril.

********
Quanto às escolas de samba, por enquanto, a data reservada é 30 e 31 de maio, ou seja, sexta e sábado, sendo que na sexta desfilam as escolas do Grupo de Acesso e sábado as do Grupo Especial.
********
Porém tudo isso pode mudar para o mês de julho. Vamos ficar torcendo para que tudo saia de acordo com a decisão da reunião de ontem, 19.

********
Enquanto isso, hoje as 16h00 no Rondon Palace Hotel o governo estadual através não sei se da Seduc ou da Secel, vai empossar os 32 Conselheiros do Sistema Estadual de Cultura.

********
Dois representantes do Ministério da Cultua estarão presentes na solenidade: Neila que vem de Rio Branco (AC) como representante da Regional Norte e o Pedro Ordoli Coordenador do Sistema Nacional de Cultura que vem de Brasília.

********
Tomam posse na tarde de hoje, 32 Conselheiros de Cultura sendo 16 representantes do Podre Público e 16 da Sociedade Civil Organizada.

*******
Depois da posse, começa a primeira reunião do Conselho de Cultura do estado de Rondônia;

********
Com certeza a pauta que será mais discutida, é a referente ao depósito dos recursos oriundos do governo estadual na Conta do Fundo de Cultural que é legalmente constituído.
********
O Gerente de Cultura da Secel alegando outros compromissos, já disse que não vai tomar posse, quem deve ir é o seu suplente João Zoghbi.

Nenhum comentário: