segunda-feira, 24 de março de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 25.03.14



Superando todas as previsões, o Rio Madeira continua enchendo mais a cada dia. Já está beirando os 20 metros e os encarregados dos órgãos que fazem parte da Comissão que dá assistência às pessoas que tiveram suas casas e propriedades tomadas pelas águas, já não sabem mais aonde essa enchente vai chegar e até quando vai durar.

*********
Até alguns dias, a previsão era de que as chuvas parariam de cair nos Andes e na área de Rondônia que engloba a calha do Rio Madeira, seria o dia 27 deste mês de março.

********
Porém, essa previsão já não pode mais ser confirmada, já se teme que as chuvas cheguem ao mês de abril tão torrenciais como agora e se assim acontecer, salve-se quem puder.
********
Tá todo mundo sendo afetado pela cheia descomunal do Rio Madeira, os preços dos alimentos estão pelos olhos da cara, principalmente aqueles oriundos da produção das áreas alagadas, como o Médio e o Baixo Rio Madeira.

********
Outro produto importante na culinária amazônida já não se encontra, como é o caso da nossa Chicória, tempero super importante na preparação de pratos a base de peixe. Um molhe de Chicória quando é encontrado, está custando R$ 2 (Dois Reais) por quatro folinhas de tempero, assim acontece com o nosso Cheiro Verde.
********
Quando partimos pro lado cultural, os prejuízos também são grandes. Por exemplo:
*******
Os desfiles de Carnaval foram impedidos de acontecer na data tradicional, e com a perspectiva das águas não começaram a baixar até meados de abril, vai ser difícil a realização da festa no mês de maio, conforme ficou acertado em reunião dos carnavalescos com a Funcultural.

********
A outra data alternativa para a realização dos desfiles é no mês de julho, já que o mês de junho, está reservado para as festas folclóricas.

********
Na minha humilde opinião, não tem mais razão de ser, desfile de bloco de carnaval, no meio do ano. Vamos pensar melhor senhores responsáveis pelos blocos de trio.

*******
Ontem estivemos na Secel conversando com o Gerente de Cultural Joaquim Pedro e ficamos sabendo, que a Superintendencia de Cultura está trabalhando para realizar o Flor do Maracujá deste ano, entre os dias 27 de junho de 6 de julho.
*******
Uma ótima data! Porém, liguei pro Coronel Farias para saber até quando os ribeirinhos vítimas da enchente do Rio Madeira, vão ficar nos abrigos montados no Parque dos Tanques.

********
E ele acha, “pois não temos como afirmar com segurança”, que o acampamento só começara a ser desmontado. “Lá pro mês de junho”, se o rio parar de encher.

********
Apesar da Secel já ter reservado a data, junto ao Departamento de Patrimônio responsável pela administração do Parque dos Tanques, tudo vai depender da saída dos “abrigados” pela Defesa Civil.

********
Diante disso, o nosso Arraial Flor do Maracujá mais uma vez pode ser adiado. Esperamos que não!

********
Na Secel está tudo correndo dentro dos conformes, para que a festa aconteça, inclusive com repasse de recursos para os grupos folclóricos. Essa é a novidade!
*******
Apesar da falta de Financeiro, a Gerencia de Cultura aposta na colocação de emendas pelos deputados estaduais para a realização da Festa.

********
Existe a possibilidade do Flor do Maracujá ser patrocinado por uma grande empresa brasileira. Aí o Kim com a Eluane vai correr pro abraço.

********
Já sabemos que os grupos, apesar de não estarem tão empenhados nos ensaios, se forem convocados, prestigiarão nossa maior festa folclórica.

*******

É rezar pra chuva passar e o rio baixar!

Nenhum comentário: