sexta-feira, 21 de março de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 22.03.14

Hoje tem o espetáculo “O Cavaleiro da Triste Figura”, as 19h30 no teatro Banzeiros.
********
A responsável pelo espetáculo é a Cia Catibrum Teatro de Bonecos. A peça é uma adaptação do clássico romance de Cervantes, considerado a maior obra literária de todos os tempos, o espetáculo mostra o confronto entre loucura e realidade, o céu e a terra, o sagrado e o profano.

********
A peça será apresentada gratuitamente hoje (22) e amanhã (23), numa parceria com a Funcultural de Porto Velho. A retirada de convites na bilheteria do Banzeiros começa uma hora antes do inicio da apresentação.

*********
Por falar em cultura, está rolando na Rede, uma matéria publicada no site do Paulo Andreoli (rondoniaovivo.com.br) que diz o seguinte:

********

Já se passaram dois anos que foram realizados quatro eventos em Comemoração ao ¨Centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré¨ e até o momento o atual Governo que se diz ser da ¨Cooperação¨ vem empurrando com a barriga o compromisso firmado em 2012, junto a diversos fornecedores, músicos, artistas, artesãos, entidades e associações.

*********
Estes fornecedores prestaram serviço na realização e promoção destes eventos que na época fora solicitado pela Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer - Secel, atual Superintendência onde tem a frente a senhora Eluane Martins.

********
Na época, foi firmado um Convênio com uma Entidade que atendeu a todos os requisitos legais, inclusive com emissão de Nota de Empenho e autorizo da Secretaria para que um a um fossem realizados todos os eventos.

********
O intrigante, é que todas a exigências, foram atendidas, sendo que até emitiram a Nota Fiscal de Prestação de Serviço pelos fornecedores que já recolheram impostos antecipados sem que o Estado tenha pago nenhum centavo.
*********
Até o momento, foram inúmeras as tentativas de tentar resolver esse caso sem recorrer à justiça para que a imagem do Governo viesse à tona como “caloteiro”, mas pelo visto esse jogo de empurra-empurra da Secel já passou dos limites.
*******
O Governo da Cooperação acabou com os poucos e tradicionais eventos culturais que nosso povo prestigiava, é o caso do “Arraial Flor do Maracujá, Expovel, Duelo da Fronteira em Guajará-Mirim, Fuscacross e Carnaval” entre outros.

********
Essa atual gestão tem dado passos de tartaruga em cima de gelo, ou seja, não vem evoluindo em nada nas questões cultuais do Estado. Só falam em economia e quando contratam, simplesmente não pagam!

********* 
A Secel parece mais um verdadeiro cabide de emprego onde visualmente está sempre lotada de servidores, mas produção que é bom, nada! Sempre deixa pra tratar de assuntos importantes ou eventos em cima da hora ou as vésperas, deixando toda a equipe sobrecarregada e deixando sempre a desejar na parte organizacional.

********
É preciso mudar essa forma de Gestão e torná-la mais transparente e clara. Já passaram quatro Secretários pela pasta da Secel e nada foi feito...!

********
Reproduzimos essa matéria, a pedido do coordenador dos festejos alusivos ao Centenário da Madeira Mamoré Denis Carvalho.
*********
Pegando o gancho da matéria do rondoniaovivo. Sugerimos, que se é para continuar enrolando os produtores culturais. Após a inauguração do Teatro crie um ógão para administra-lo, que bem pode ser uma Fundação e feche a Secel de vez.
********

Se é para continuar do jeito que está, nem como Departamento precisa existir! 

Nenhum comentário: