sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA 22.12.12


Hoje o estado de Rondônia está completando 31 anos de criação.

**********
Através da Lei Complementar n. 41, de 22 de dezembro de 1981, o então Presidente João Batista de Figueiredo criou o Estado de Rondônia. A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de dezembro de 1981.

*********
A idéia de transformar Rondônia em Estado surgiu no final da década de 1960 e se consolidou em 1970. Os rondonienses comparavam a crescente economia e população de Rondônia com a do Estado do Acre, e consideravam injusto aquele ser Estado e aqui continuar sendo um território dependente do Governo Federal.

**********

Hoje com 1.590.011 habitantes (IBGE/2012), Rondônia é o 3º estado mais populoso e o mais denso da região Norte, sendo o 23º mais populoso do Brasil. A população rondoniense é uma das mais diversificadas do Brasil, composta de migrantes oriundos de todas as regiões do país, dentre os quais destacam-se os goianos, paranaenses, paulistas, mineiros, gaúchos, capixabas, baianos, mato grossenses e sergipanos, além de cearenses, maranhenses, amazonenses e acreanos, que fixaram-se na capital, preservando-se ainda os fortes traços amazônicos da população nativa nas cidades banhadas por grandes rios, sobretudo em Porto Velho e Guajará-Mirim, as duas cidades mais antigas do estado.

*********
Rondônia é o estado com a maior porcentagem de evangélicos do Brasil e também o 3º estado mais rico da região Norte, responsável por 11,7% do PIB da região. Apesar de ser um estado jovem (criado em 1981), possui o 3º maior Índice de Desenvolvimento Humano, o 2º maior PIB per capita, a 2ª menor taxa de mortalidade infantil, a 3ª menor taxa de analfabetismo entre todos os estados das regiões Norte e Nordeste do país e a 3ª maior teledensidade do Brasil.

*********
Entre 2002 e 2010 o estado apresentou 63,9% de crescimento acumulado do PIB, sendo o segundo estado do Brasil que mais cresceu nesse período. Rondônia também possui a 8ª melhor distribuição de renda e a 4ª menor incidência de pobreza de todo o Brasil, além do melhor desempenho na avaliação do PISA 2009, entre todos os estados das regiões norte e nordeste.

*********
O relevo é suavemente ondulado; 94% do território encontra-se entre as altitudes de 100 e 600 metros. Madeira, Ji-Paraná, Guaporé e Mamoré são os rios principais. O clima é equatorial e a economia é baseada na pecuária e na agricultura (café, cacau, arroz, mandioca, milho) e no extrativismo da madeira, de minérios e da borracha. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).

*********
O governo de Rondônia desde a criação do estado não faz festa no dia da sua criação 22 de dezembro. A grande festa acontece no dia 4 de janeiro, geralmente em frente ao palácio Presidente Vargas.

**********

Os 31 anos do estado de Rondônia, portanto, só será comemorado no dia 4 de janeiro com uma festa meia boca que está sendo elaborada pela Casa Civil, Secel e Casa Militar.


*********

Provavelmente nesse dia o governador será representado por algum subordinado, pois como vem acontecendo nos últimos eventos, relacionados com o estado, ele não estará presente.


*********

Há quem aposte que a festa será em Ariquemes onde vai acontecer o maior réveillon do estado de Rondônia patrocinado pelo governo estadual.


*********

Para não ser injusto com o prefeito, a feste de réveillon de Arqiquemes só será realizada caso o governador atenda a emenda do deputado Lourival Amorim que será empossado prefeito da capital do Vale do Jamari no dia 1º de janeiro.


*********
Quanto à festa de aniversário do estado que deve acontecer no dia 4 de janeiro, a programação pelo menos até agora, será a mesma que vem acontecendo há vários anos. Hasteamento das Bandeiras em frente ao palácio, desfile da tropa em continência ao governador e aquela exposiçãozinha promovida pela Secel na praça Getúlio Vargas. Põe “Meia boca nisso”.


*********

A respeito disso, veja o que o leitor Chico Macedo nos enviou:

*********
Realmente ZÉ não é a toa que há muito tempo ouço falar que  aqui é o fim do mundo, "oco do mundo", além de terra de ninguém, essa um tanto realista, aqui nada se faz nada se respeita e os contratos não são cumpridos, um desmando total. 

*********

Quem virá para "réveillon"  de Porto Velho? Na capital de todos os acrianos haverá o réveillon popular com a presença do renomado pagodeiro PÉRICLES, cujas despesas com cachê e demais custos de show ficará na  "bagatela" de R$ 295 Mil.

**********

Aqui vivemos no fim do "MUNDO", portanto, o 21 de dezembro de 2012 é comemorado todas as horas, minutos e segundos. Quais os festejos previstos para comemorarmos mais um aniversário do estado que fica no "fim do mundo" com certeza nada, se nos 100 anos do nosso maior patrimônio foi um fiasco, quem irá se importar em comemorar uma datazinha de aniversário de um estado que fica no "fim do mundo"? Quero dizer que a coluna do dia 21/12/12, foi muito oportuna e boa. Parabéns. Chico Macedo.

Nenhum comentário: