segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 04.12.12


O que as escolas de samba Acadêmicos da Zona Leste e a Asfaltão realizaram na última sexta feira na Tenda do Tigre, foi a verdadeira integração cultural.

*********
Estou me referindo a solenidade do batizado da Acadêmicos da Zona Leste pela escola Asfaltão. O ritual apresentado pelo mestre de cerimônia Thiago emocionou os presentes na Tenda do Tigre pela beleza e desenvolvimento.

*********
Sinceramente, milito no mundo do samba de Porto Velho desde a década de 1950 e jamais tinha visto ou assistido um ritual tão bonito e emocionante como foi o do batizado da escola de samba do Sandro Sarará.

**********
Os rituais de batismo entre as escolas de samba e blocos existem desde o próprio surgimento dessas expressões culturais. São derivações dos rituais afros de batismo e dialogam com a tradição tão arraigada em nossa cultura de batizados entre pessoas.

********
O batismo de uma escola de samba é algo simbólico, um ato de acordo mútuo que sela um pacto de companheirismo e solidariedade. Um registro para a história que determinada organização cultural bebe de uma linhagem, a respeita e saberá honrá-la.

*********

A maioria das escolas de samba de Porto Velho prestigiou a solenidade do batizado da mais nova agremiação do samba de Rondônia. Aliás, todas as quatro escolas do Grupo Especial da Fesec estavam presentes, inclusive com suas bandeiras. Do grupo de acesso apenas a Império do Samba.

*********
Teve um momento do ritual que as baianas servem champanhe, só que não é em taça nem em copo, é na mão em forma de concha, pois justamente a esposa de um dirigente de uma das escolas que faziam parte do ritual, em vez de beber o champanhe jogou fora. Muita gente achou estranha aquela atitude.

*********
Como nem tudo são flores, o interprete do samba da Zona Leste não ensaiou o samba enredo com o grupo “Só Bambas” e o resultado foi que não conseguiu cantar o samba até o fim, porque a nota ficou muito alta. E olha que o cavaquinista é o mesmo que está responsável pela produção do CD das escolas.

*********
Já domingo durante a festa do Dia do Samba no Mercado Cultural, o Cabeleira que depois da morte do Mestre Sala Delegado da Mangueira, é considerado o mais velho Mestre Sala do Brasil em atividade, foi bastante aplaudido ao dançar com a Porta Bandeira Ana Célia (50 anos mais nova) da escola de samba Armário Grande.

*********
Já na Diplomatas a Aldinha irmã do Jair Monteiro e esposa do cavaquinista Audizio foi a encarregada de apresentar o pavilhão vermelho e branco em virtude do não comparecimento da Porta Bandeira Oficial. Aldinha se saiu muito bem!

********
Enquanto isso, a sogra do secretário da Fesec Cantarrelli veio da Paraíba para participar da festa. Dona Ideilde Gaulter de Tavares ficou encantada com as apresentações das nossas escolas de samba. Seja bem vinda.


**********
As “matildes”,  estavam comentando no Mercado Cultural que dona Ideilde só veio a Porto Velho porque soube que sua filha Irailde Gualter vai desfilar como madrinha da bateria da Acadêmicos da Zona Leste. “Não criei ninguém para sair por ai mostrando as partes”, disse dona Ideilde achando graças.

********
A Zona Leste diz que veio para desbancar muita gente, inclusive que vão ganhar o título do Grupo de Acesso no próximo carnaval e em 2014 estarão desfilando pelo Grupo Especial.

********
Tem apenas um detalhe, eles esqueceram que a Império do Samba depois que fez parceria com o pessoal da quadrilha JUABP melhorou e muito. O enredo sobre a Água ta com um samba muito bom e a turma do João Big provou que é boa de samba. Só não vai desfilar no Grupo Especial em 2013 porque a escola foi desclassificada por atrasar seu desfile este ano em mais de uma hora, se não, o Armário ainda estaria no Acesso.

*********
Cuidado Sarará, que o tiro pode sair pela culatra. Aí quem vai rir até se acabar, é o pessoal da Diplomatas do Samba. Dizem que vão até jogar rosas na Verde e Rosa.

********
De repente os olhares se voltaram para uma mulata que chegou no ambiente e logo chamou atenção, principalmente dos marmanjos. “É um espetáculo de mulata” que foi convidada pela Porta Bandeira da Escola Armário Grande Ana Célia e deve estar na avenida quando o carnaval chegar, Pintando o Sete pela verde e branca da Zona Sul. O nome dela é Gerusa a irmã Kelly também não fica atrás. É a Beleza da Mulher!

********
Depois do sucesso das apresentações no Mercado Cultural, os dirigentes das escolas de samba querem que a Fesec e a Iaripuna continuem realizando esses encontros com mais frequencia principalmente agora no período carnavalesco.
*********

Por falar em carnaval o prefeito Roberto Sobrinho deve assinar Decreto abrindo a temporada carnavalesca de 2013, no dia 31 de dezembro,  na saída do Bloco Mistura Fina.

Nenhum comentário: