terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CONGRESSO ESTADUAL - MOVIMENTO NEGRO





Os debates vão girar em torno das cotas e da participação do negro na formação do estado de Rondônia

Nesta quinta feira dia 20, Porto Velho será sede do “1º Congresso Estadual do Movimento Negro - PDT - Rondônia sobre Liberdade, Igualdade, Fraternidade e Políticas Públicas”. O MN-PDT-RO, é o realizador do evento, que tem como objetivo fazer um debate positivo quanto às desigualdades e racismo no Estado de Rondônia e no Brasil e a proposta de construir estratégias e políticas públicas com capacidades eficientes para combater e enfrentar estes problemas. Sistemas de Cotas, Ações Efetivas e Afirmativas, Comunidades quilombolas e outros modelos de desenvolvimento institucional serão abordados no Congresso. O Senador Acir Gurgacz e o vice governador Airton Gurgacz estão prestando apoio ao evento que vai reunir a comunidade negra de Rondônia. O evento vai acontecer na sede do Sindsaúde no bairro Pedrinhas a partir das 20h00.
A nossa demanda vem desde o início da escravatura no Brasil, através das revoltas dos escravos e dos Quilombos, os quais representam uma forma concreta e real do que foi a luta do negro para melhorar a sua condição dentro de uma sociedade cheia de imposição degradante para um ser humano.
Todos os avanços que obtivemos foram através de muita luta, e nada foi dado, tudo foi conquistado pelo suor de irmãos que se dedicaram e deram até a vida por um ideal de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Mas até hoje a Liberdade nos é tolida a cada abordagem feita pelas autoridades policiais quando são executadas somente pela cor da pele.
A Igualdade ainda é Desigualdade os exemplos e testemunhos são vastos em todos os âmbitos da sociedade brasileira, haja vista no mercado de trabalho.
A Fraternidade vemos que nunca existiu, pois os irmãos da elite brasileira estão satisfeitos com o “estatus quo” e não fazem nada para nivelar a grande diferença social existente com negro. 
Segunda feira passada 17, a Comissão Estadual que tem a frente o músico Francisco da Silva conhecido como Neguinho do Pagode, em reunião que aconteceu no clube do Reggae da Zona Leste de Porto Velho, empossou a diretoria do Movimento Negro Municipal do PDT Porto Velho, que passa a existir sob a presidência de José Francisco o Zeka Pedra. A sede da comunidade regueira estava literalmente lotada, mostrando que a comunidade coaduna com a direção do PDT que escolheu o líder Zeka Pedra para dirigir o Movimento Municipal de Porto Velho.  Na oportunidade, o vice prefeito Dalton Di Franco foi convidado e aceitou através do Assessor Antônio Neto ser o Padrinho do Movimento. Presentes o vice presidente do Movimento Estadual Silvio Santos, Cristóvão Nascimento e o músico Juninho, membros da diretoria.

Nenhum comentário: