segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 11.12.12


Rondônia, um estado à espera de uma solução para o desenvolvimento cultural.

*********
A questão, é que o estado de Rondônia culturalmente falando, está mais parado do que água em buraco de pedra.

*********
Primeiro veio o confisco do orçamento da Secel, através contingenciamento, quando o governo estadual se apossou de todo dinheiro existente a disposição da Secel, para ajudar no pagamento da folha dos servidores.

********
Muito antes disso, já não haviam cumprido com o compromisso de repassar subsídios para os Bois Bumbás de Guajará Mirim se apresentarem no Duelo da Fronteira no mês de agosto.


*********
Aliás, esse fato continua existindo já que até a presente data o repasse não foi efetuado.

*********
Aí veio o Flor do Maracujá (Fora de Época), mas, a grana dos grupos folclóricos não veio junto, ficou naquela do sai hoje, sai amanhã e até agora “NIENT”!

********
Até o dinheiro arrecadado com a venda dos espaços para montagem de barracas para vendas de comidas típicas e ambulantes, desapareceu. Ninguém sabe ninguém viu. O gato comeu.

*********
Os grupos folclóricos de Porto Velho estão devendo até o cabelo do cotovelo, e o pior, não sabem se vão ou não receber os subsídios. Pelo menos até ontem durante a posse da secretária interina, nada foi anunciado a respeito, muito pelo contrário, a jovem secretária questionada por um funcionário sobre o Flor do Maracujá e suas dívidas, respondeu que nunca havia participado sequer de uma reunião a respeito da realização do Arraial, por isso não sabia nada sobre o assunto. “Vou me inteirar e depois reúno vocês para falar sobre o Flor do Maracujá.

********
A Secel anda tão desprestigiada no atual governo, que nem foi convidada e se foi ficou calada, para a festa de inauguração da iluminação de natal, que aconteceu sábado passado no palácio Presidente Vargas.

*********
Por sinal, uma festa muito bonita que contou inclusive com canto coral nas escadarias e janelas do palácio. Muito linda a decoração, faltou apenas mais divulgação.

*********
Como o governador não pode comparecer, a Secel ficou de fora.

*********
Se você for a Secel saber de alguma coisa sobre cultura ninguém vai saber informar, pois tudo que estava sendo programado foi suspenso com a prisão do Emanuel. É claro que o discurso decorado diz que nada vai parar, tudo que estava programado vai acontecer. É quando entra o descrente e fala: “Me engana que eu gosto”.

*********
Não é por nada não, a única coisa que está funcionando na Secel é a Coordenação dos Pontos de Cultura que tem a frente o José Monteiro e o Departamento de Documentação que está sob o comando da professora Nazaré Silva. Estou me referindo a área cultural a administrativa é outra coisa que diz respeito a agora secretária.

*********
Não me reporto a Gerencia de Esportes porque não é minha praia.

*********
É claro que com a exoneração do Emanuel as coisas se complicaram, o negócio agora é esperar a nomeação de outro secretário, para poder o carro andar.

*********
Por falar nisso, pelos bastidores o que se escuta, são alguns nomes que devem assumir a secretaria quando janeiro chegar.

********
A disputa maior, pelo menos até a tarde de ontem, era entre o José Monteiro coordenador dos Pontos de Cultura X Emerson Castro atual prefeito de Porto Velho.

*********
Os apostadores já abriram suas bancas e o negócio está mais ou menos assim:

**********
Se realmente o PC do B abdicar da indicação e o PMDB assumir, Emerson Castro será o secretário, graças ao casal Raupp, dizem os bastidores;

**********
Se ficar por conta do governador Confúcio Moura e do aval de um funcionário (de peso), da Casa Civil o secretário será o José Monteiro ou a Bebel.

*********
Tudo isso são conjecturas, portanto, precisam de confirmação oficial. Mas, o ditado diz: “Todo boato tem um fundo de verdade”. Portanto!

**********
Olá Zékatraca, venho lhe parabenizar pela entrevista com o Cézinha do Canto da Coruja! Ficou show de bola, ele falou a realidade sobre a facilidade e ilusão sobre a criação de novos blocos... Alguns com a ilusão de ficarem ricos com carnaval. Sou brincante dos blocos mais conhecidos de Porto Velho e afirmo que o Canto da Coruja é um dos poucos que podemos realmente levar a família para se divertir com segurança, tive o prazer de conhecê-lo uns anos atrás, que pessoa séria e maravilhosa que é este Cézinha... Aproveitando para parabenizar o bloco pelo seu décimo aniversário, que o sucesso se multiplique!!! PARABÉNS!!!! - João Crispim.

**********
A Fundação Cultura do Município – FUNCULTURAL, convida os Conselheiros Titulares e Suplentes representantes do Poder Público e  das Setoriais para participarem da Reunião  do Conselho de Cultura, que será realizada no dia 11 de dezembro de 2012, às 16h na Fundação Iaripuna, Rua Tenreiro Aranha, 3205 - Olaria. 

Nenhum comentário: