segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 18.12.12


Vamos começar a coluna de hoje reproduzindo a letra de um samba da “Velha Guarda da Portela”, que tem a ver com o que pode acontecer daqui a três dias, de acordo com o calendário Maia.

**********
O Mundo é Assim:

**********
O dia se renova todo dia/Eu envelheço cada dia e cada mês/O mundo passa por mim todos os dias/Enquanto eu passo pelo mundo uma vez/A natureza é perfeita/Não há quem possa duvidar/A noite é o dia que dorme/O dia é a noite ao despertar.

*********
O mundo com certeza não vai acabar tão cedo, porém, a administração do PT na prefeitura de Porto Velho termina no próximo dia 31.

*********
Então, é necessário que o prefeito eleito Dr. Mauro Nazif divulgue o mais breve possível, os que farão parte da sua equipe como secretários municipais.

*********
Aqui temos que tirar o chapéu para a equipe comanda pelo Mário Medeiros, que não deixa vazar nada.

**********
Não se ouve falar em nome de possíveis secretários municipais nem por suposição do tipo, fulano de tal, provavelmente será o secretário da secretaria tal.
**********
Tem “neguim” que não dorme faz tempo, na expectativa de ser convidado para assumir algum cargo na nova administração municipal.
**********
Agora, não é por nada não, mas, o prefeito eleito precisa divulgar os nomes dos convidados, pois os ungidos precisam manter contato com a equipe do secretário que está saindo, para se inteirar da situação da pasta que vai assumir.

***********
Tudo bem que uma equipe de transição atuou em cada secretaria e que o resultado do levantamento será repassado a pessoa que vai assumir.

**********
Os “gargalos” são muitos e alguns não foram passados a equipe de transição, porque o atual secretário faz questão, em sua maioria, de passar diretamente ao novo titular da pasta. Os “paliteiros” precisam ser retirados o mais breve possível, desobstruindo a secretaria de possíveis desmandos.

**********
Outro fato que exige que o novo secretário sela logo anunciado é quanto algumas atividades que não podem sofrer paralisação do tipo: Estamos adequando a secretaria ao estilo de governo do novo prefeito, pois o serviço não pode parar uma hora sequer. É o caso da secretaria de Saúde.

*********
Aí entro na nossa praia, que é a cultura. Acontece, queiram ou não queiram, uma das ações coordenadas pela equipe da Fundação Cultural Iaripuna, é o carnaval das escolas de samba e blocos de trio, além do baile municipal e da formação da corte do Rei Momo.

***********
Antes do segundo turno participamos de uma reunião com o Dr. Mauro lá no CDL e quando a palavra foi aberta, fiz a seguinte ponderação:

*********
Dr. Mauro, independente de qualquer outro problema que o senhor vai ter que enfrentar assim que assumi a prefeitura, tem um que precisa ser considerado, pois além de ser alvo de críticas de algumas pessoas, é necessário ser realizado, e com certeza contará com o apoio da maioria da população de Porto Velho.

**********
É o CARNAVAL! Naquela oportunidade sugerir: Dr. Mauro como tenho certeza que o senhor será o prefeito de Porto Velho, no dia 29, logo após a divulgação oficial da sua eleição, nomeie os integrantes da equipe de Coordenação do Carnaval de Porto Velho, pois para quem não sabe, os desfiles dos blocos começam em janeiro. Na realidade no dia 31 de dezembro desfila o Bloco Mistura Fina.

**********
O carnaval de 2013 termina no dia 12 de fevereiro, portanto o tempo para se organizar é muito pequeno.
**********
Vale salientar, que um dos primeiros eventos carnavalesco oficial, é o Baile Municipal cuja data ideal para sua realização, é o  25 de janeiro.

*********
Para esse baile acontecer, é necessário que a Corte do Rei Momo já esteja escolhida e com suas fantasias prontas, pois é no Baile Municipal que o prefeito entrega a chave da cidade ao Rei da Folia.

*********
A Comissão de carnaval, além disso, tem que providenciar a contratação de Banda, Sonorização e Iluminação além de ter que providenciar a lista de convidados e entregar os convites. É preciso tempo para os convidados preparem suas fantasias, pois Baile Municipal que se preza exige como traje; Fantasia ou traje de gala o que envolve inclusive smoke.

**********
O primeiro bloco a desfilar, de acordo com a programação da Unibloco, é “A Banda dos Imigrantes” no dia 1º de fevereiro.
*********
Daí pra frente, praticamente todos os dias até o domingo após o carnaval oficial, tem desfile, é o Bloco “Tô de Folga”.

*********
A Comissão de Carnaval é formada com elementos de praticamente todas as secretarias municipais, além de representantes da Unibloco e Fesec.
*********
Além disso, ainda tem a “famigerada” Comissão de Eventos de Grande Porte que pelo menos no carnaval passado, tentou prejudicar desfiles de alguns blocos. É preciso nomear uma pessoa para dirigir essa tal Comissão de Eventos de Grande Porte que tenha jogo de cintura.

**********
É por aí!

Nenhum comentário: