sábado, 9 de maio de 2015

Lenha na Fogueira - 10.05.15


Salve o Dia das Mães. Salves todas as Mães! Salve a minha Mãe!

********
Vou aproveitar para destacar algumas mães que fazem parte da minha vida.
********
Primeiro a Mãe da minha esposa Ana Célia dona Nazaré Rodrigues.

********
A Mãe dos meus filhos Terezinha Menezes e as Mães dos meus netos e netas Aline e Daniele. A todas, Feliz Dia das Mães!
********
Porém quero utilizar este espaço para prestar homenagem especial, em nome dos meus irmãos Berenice e Francisco a pessoa que ajudou nossa Mãe a nos criar.

*********
A história é assim: Meu pai morreu em novembro de 1950 em Guajará Mirim quando eu, filho mais velho do casamento dele com minha mãe Inez Macedo do Santos, ainda ia fazer quatro anos, Berenice iria completar 2 anos e o Chico estava por nascer.
********
Meu pai morreu de repente, vítima de uma queda de bicicleta... Bom, como minha mãe estava prestes a “descansar”, minha tia Maria das Dores mais conhecida como Tia Flor, foi pra Guajará acompanhar a gravidez da mamãe e nesse ínterim meu pai morreu.

********
O Chico nasceu no dia 8 de dezembro de 1950 no dia que completei quatro anos de idade e assim que acabou o resguardo da mamãe viemos para Porto Velho morar na casa das nossa tias Cotinha (Maria da Conceição) e Tia Flor.

********
Acontece que com a morte do papai ficamos praticamente sem nada e para nos manter, mamãe conseguiu autorização para colocar uma “Banca” de venda de comida na feira livre que funcionava em frente ao Mercado Municipal (hoje Mercado Cultural) e eu já metido a gente, com apenas quatro anos de idade a acompanhei na lida, ajudando no que podia e a idade permitia. Enquanto meus irmãos Bereca e Chico ficavam com as Tias. (Minha mãe morreu no dia 19 de setembro de 2003, aos 85 anos de idade).

********
Principalmente a Tia Flor que era solteira. Era ela que cuidava principalmente do Francisco por isso, até hoje, a família diz que ele (Francisco) teve Três Mães. Tia Flor, Tia Cota e a Mamãe.

********
Acontece que naquele tempo a feira só funcionava durante três dias Quinta, Sexta e Sábado até o meio dia. O restante da semana ficávamos todos em casa, porém o Chico ficava com a Tia Flor.

*******
Aliás, Tia Flor até hoje é super querida por todos da família Macedo na realidade ela é a ‘maizona’ de todos.

********
Das Tias irmãs da minha mãe, apenas duas estão vivas, Tia Nair que completou 99 anos de idade no dia 9 de abril e a Tia Flor que completou 90 anos no último dia 2 de maio.

********
Sempre meiga pronta para ouvir e aconselhar os sobrinhos/filhos nas horas difíceis, Tia Flor foi homenageada por todos da família Macedo numa grande festa onde seu neto e os sobrinhos/neto fizeram questão de tocar e cantar durante a festa do seu aniversário.

*********
Essa é uma das mães dos meus irmãos e até posso considerá-la como minha mãe também, pois ela sempre estava me abrigando com seus carinhos.

********
Então, em nome da Tia Flor presto minha homenagem a todas as mães do mundo pelo dia de hoje.

********
Em meu nome e em especial em nome dos meus irmãos Berenice e Francisco agradeço a Tia Flor por nos ter tratado como filho durante toda a vida.

********

Obrigado Tia Flor! 

Nenhum comentário: