segunda-feira, 4 de maio de 2015

Festa para os 150 anos do Marechal Rondon

O 150º aniversário de nascimento do marechal Rondon e o os 100 anos da conclusão dos trabalhos da Comissão Rondon serão festejados, neste dia 5 de maio, com uma série de eventos que mostrarão a importância deste militar para Rondônia e para o país. O lançamento de selo e mostra de painéis, no Porto Velho Shopping, e a abertura da exposição “Rondon de Rondônia” pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva na Casa da Cultura Ivan Marrocos, fazem parte das comemorações.
O diretor do Decom, jornalista Domingues Júnior, fez uma breve explanação sobre as atividades que estará acontecendo no dia de hoje data na qual se comemora o Dia das Comunicações;
Segundo Domingues Júnior, entre as atividades comemorativas está, além do lançamento do selo, a exposição de 30 painéis, no Porto Velho Shopping, onde também serão ministradas palestras. Os quadros mostrarão parte do trabalho do Marechal Rondon. Algumas das imagens fazem parte do acervo do Exército Brasileiro. Será, conforme comparou, como uma viagem no tempo.
O governador Confúcio Moura definiu o início das comemorações como um grande evento histórico que honram o patrono do estado. “O momento será oportuno para que as pessoas conheçam melhor este personagem, que consumou seu projeto na região, que agora é o estado de Rondônia”,
Museu das Comunicações em Ji Paraná
disse.
 O curador da mostra é o professor e historiador Aleks Palitot, um estudioso das jornadas de Rondon. Ele disse que a exposição será uma forma de não deixar a data passar sem o devido registro e, ao mesmo tempo, difundir a relação do militar com Rondônia e promover a região.
“Rondon foi fundamental para que esta parte do Brasil se tornasse conhecida, uma vez que até sua passagem por aqui era tido como ‘terra desconhecida’, afirmou Palitot.
Para o general Ricardo Augusto Ferreira da Costa Neves, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, a iniciativa tem todo apoio do Exército. “Estas homenagens fazem justiça ao militar que deixou sua marca na região”, disse. Ele também está envolvido na tarefa de concretizar outro projeto, o Memorial Rondon. Já o superintendente do Porto Velho Shopping, André Kaehler, disse que o espaço está aberto para contribuir para que a história de Rondônia seja difundida.

Exposição Rondon de Rondônia


Dando prosseguimento as solenidades em comemoração ao dia de Rondon o comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva promove a partir das 19h00 na Casa da Cultura Ivan Marrocos a premiação dos vencedores do Festival de Pintura “Rondon de Rondônia”. Mais de vinte artistas plásticos participaram do concurso cujas telas foram pintadas nas dependências do quartel da Brigada durante uma semana.
Hoje serão abertos os envelopes com as notas dos jurados quando seis obras serão agraciadas cada uma com o valor de R$ 6 Mil. “Independente da premiação, todas as obras ficarão expostas na Casa da Cultura até o dia 30 de maio”, disse o General Costa Neves.
Fonte: Decom (Nonato Cruz) e redação (Silvio M. Santos)

Nenhum comentário: