segunda-feira, 4 de maio de 2015

Lenha na Fogueira - 05.05.15


Nos desfiles das escolas de samba do carnaval de 1982, festejando a criação do estado de Rondônia, a escola de samba Pobres do Caiari, colocou na avenida o enredo “Adeus, Meu território, Adeus”, uma pesquisa da professora Marise Castiel com o samba de nossa autoria.
********
O tema criado pela professora dava adeus ao Território Federal de Rondônia e aclamava a chegada da Nova Estrela no Azul da União que era o Estado.

*******
A letra do samba diz: “Adeus meu Território adeus, fostes grande baluarte, que o novo estado concebeu. Doaste um passado de trabalho, de coração a este filho teu...

********
Rondônia! Estado nascendo gigante, de um território importante, que Getulio Vargas criou...

********
“Seu nome é homenagem ao Bandeirante que neste Brasil afora, a distância eliminou...”.

********
Esse foi o verso com o qual homenageamos Cândido Mariano da Silva Rondon. “Que neste Brasil afora a distância eliminou”.
*******
Na data de hoje 5 de maio, lembramos não apenas os 150 anos do nascimento do Marechal Rondon, pois este ano também é o de comemoração do Centenário da inauguração da estação de Santo Antonio do Madeira. A inauguração do posto telegráfico de Santo Antônio ocorreu no dia 1° de janeiro de 1915.

********
Por isso comemoramos neste 2015, o Sesquicentenário do nascimento de Rondon e o Centenário da inauguração do Posto Telegráfico de Santo Antônio do Madeira instalado por ele.

********
Hoje na Casa da Cultura Ivan Marrocos o Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, abre a exposição “Rondon de Rondônia”, premiando os seis melhores trabalhos em arte plástica, dos artistas que participaram do Festival de Pintura coordenado pela Brigada.
**********
Hoje também é o aniversário de criação do grupo folclórico Boi Bumbá Corre Campo. O Corre Campo nasceu na Baixa da União no dia 5 de maio de 1954, portanto está completando no dia de hoje 61 anos.

********
O criador do bumbá que tem o maior número de títulos do Arraial Flor do Maracujá (15 troféus de primeiro lugar) foi o Nego Helio e alguns colegas, porém, logo passou a direção do grupo para o Pedro Gomes mais conhecido como Galego.

*******
Na década de 1970 o Corre Campo passou alguns anos sem se apresentar, só voltando em 1979, sob a direção do Antônio de Castro.

*******
A partir de então a família Castro Alves passou a dirigir o Bumbá fato que ocorre até os dias de hoje, com a senhora Maria José Brandão Alves (viúva de Antônio) assumindo como presidente do grupo.
*******
O Corre Campo participou na noite de ontem dia 04, do lançamento da Feira Rondônia Rural Show no Palácio das Artes Rondônia, uma solenidade que contou com a presença de autoridades constituidas, empresários e governador Confúcio Moura.

********
No dia 27 deste mês o Corre Campo participa em Ji Paraná, da festa de abertura da Rondônia Rural Show quando se apresenta para embaixadores de vários países. É mais um feito para o currículo do Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental!

*******
Basta lembrar que o Corre Campo foi o único boi de Porto Velho a se apresentar em eventos promovidos pelo Ministério da Cultura em Brasília e Belém (PA).
*******
Mudando de pau pra cacete...

*******
O babaca do THIAGUINHO não votou na nossa Banda Versalle alegando que a música não tinha refrão.

*******
Acho que ele pensa que rock é pagode que tem que ter refrão, aliás, o pagode que ele (Thiaguinho) faz, é só refrão, não tem conteúdo nenhum. “Caraca Muleke” é só o que ele sabe dizer.

********
Ainda bem que os demais jurados entenderam e a Banda volta a se apresentar no próximo domingo. Vai se classificar sem sombra de dúvida!

Nenhum comentário: