quinta-feira, 7 de maio de 2015

Lenha na Fogueira - 08.05.15

Com tantas loas ao patrono do nosso estado Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, não poderíamos deixar de chamar a atenção dos nossos leitores, para o desabafo do professor Marco Antônio Domingues Teixeira considerado um dos maiores estudiosos da história de Rondônia, postado nas redes sociais.

********

Bem que poderia apenas compartilhar o artigo do professor Marco Teixeira, porém esse compartilhamento chegaria apenas às pessoas que me tem como amiga em suas redes. Por isso, resolvi mesmo sem a autorização do professor, publicar seu artigo nesta coluna, assim muitos ficarão sabendo que nem só de festa vive a figura de Rondon. Acompanhe na integra o que o HISTORIADOR Marco Antônio Domingues Teixeira escreveu sobre nosso patrimônio histórico:

********

TOTAL ABANDONO

*******
Estive hoje na Praça Marechal Rondon, a mais antiga das praças urbanas de Porto Velho/RO, datada de 1939. Como no restante da cidade o que vi causa perplexidade e revolta. A praça está um lixo só. Suja, sem iluminação, emporcalhada com pichações e vandalismos à única imagem que homenageia o Marechal Rondon (que deve sentir-se aviltado diante de tanto descaso) em nossa cidade. 

********
O busto de Rondon encontra-se pichado, com um dos olhos tapados com goma de mascar e outras substâncias, com uma peça de ferro em sua cabeça, como se fosse os braços de uma balança. A sujeira não tem fim, o vandalismo também não. Mas ressalte-se: Essa escala de descaso, pichação e abandono começam e têm seu maior agente nos gestores públicos que não dão a mínima para nada nessa capital.

*********
A praça está totalmente tomada por barracas improvisadas de comerciantes camelôs, que precisam de um espaço digno, central e salubre, deixando a praça a seu destino original: ser um espaço público de lazer, encontros e convivência social.

******** 
É de se admirar que, em frente ao TJ do Estado de Rondônia e na praça mais antiga de nossa cidade, sempre mal tratada, mas nunca tão desleixada como agora, não se possa nem andar com segurança.

********
O crime é praticado de dia e de noite nesse ambiente: assaltos, drogas usadas de forma indiscriminada, pichações, pessoas usando o espelho como latrina ou, pior ainda, para banho. 

********
Cabe, como sempre, uma severa crítica à (INDI)gestão do atual prefeito, que parece não conseguir manter nem limpeza, nem segurança e nem preservação do patrimônio público seja ele histórico, ambiental, natural ou de convivência social ou o que for.

*********
A cidade parece, cada vez mais. o equivalente a uma grande lixeira com sua ratazana mor (des)adiministrando tudo ao redor. 

********
Ademais vemos o velho cine Resky com sua NOVA fachada eclesiástica, "combinando" com tudo ao redor. 

*********
Salvem a praça desse monstruoso abandono. (Escreveu Marco Antônio Domingues Teixeira).

*********
O professor está mais que certo, pois, os entes governamentais se esforçaram para montar uma das mais belas exposições sobre o nosso Bandeirante Marechal Rondon e esqueceram-se de lhe prestar a verdadeira homenagem que era anunciar uma ação, referente à revitalização da Praça Marechal Rondon que hoje como diz o professor Teixeira está entregue às baratas.
********
Já era tempo da Semdestur ter arrumado outro local para colocar os camelôs que está amontoados na Praça Marechal Rondon desde o ano passado.
********

É lamentável o descaso das nossas autoridades para com nossos patrimônios. Assim como a Praça Rondon a Jonathas Pedrosa ta do mesmo jeito, a Madeira Mamoré também e por aí vai o descaso. 

Nenhum comentário: