terça-feira, 26 de maio de 2015

Governo promove Colóquio Museu de Rondônia


O auditório do palácio Presidente Vargas recebeu na manhã desta terça feira 26, o “I Colóquio Museu – Sociedade e Cultura” provocado pela Superintendência de Cultura – Secel e coordenado pela sua Gerencia de Cultura.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades governamentais, representantes da UNIR e da Fundação Getúlio Vargas e do público geral. Rodnei Paes abriu a rodada de palestras dizendo da importância da participação das pessoas e das entidades que marcaram presença no recinto. Após a fala do superintendente, os técnicos especialistas, cada um defendendo o tema de sua especialidade, fizeram as seguintes explanações: “A Importância do Museu para a Sociedade” museologa Evânia Lima Barros (UNIR); “Como surge um museu: Plano Museológico e Regimento” museóloga e professora Marcelle Pereira (UNIR); “MERO uma história” paleontóloga Ednair Rodrigues (Secel); “Coleções e a experiência da curadoria do MERO” arqueóloga e professora Silvana Zuse (UNIR); “Museu e Gestão Cultural” Arquiteta Silvia Finguenut (FGV); “Plano de Cultura da Unir” professor Alexandre Falcão (UNIR) e “Uma proposta Palácio da Memória” historiador Lucas Veronese Varanda (SECEL).
Em virtude do avançado da hora os debates programados foram suspensos. “Esse é apenas o Primeiro Colóquio logo estaremos convocando vocês para o segundo” disse Ednair.
O governador Confúcio Moura há alguns meses, provocou a sociedade, perguntando via redes sociais, o que fazer com o palácio Presidente Vargas, quando o gabinete do governador e assessorias passar para o CPA. As respostas foram praticamente unânimes, sugerindo que o patrimônio fosse transformado no “Museu da Cultura”. Diante disso foi realizada uma audiência pública na ALE e a unanimidade foi confirmada.

Para surpresa do governador a equipe da Secel comanda pela paleontóloga Ednair Rodrigues já tinha um projeto em andamento com o Nome de “Palácio da Memória” que apresentado ao governador foi aprovado. Ontem (26), as parcerias governo estadual (SECEL), UNIR e FGV foram confirmadas e o Grupo de Trabalho a partir de agora, passa a a coordenara instalação do Museu do Estado de Rondônia – MERO, no palácio Presidente Vargas.

Nenhum comentário: