terça-feira, 12 de maio de 2015

Antonio Ocampo abre exposição 150 anos de Rondon

Sem discurso, sem coquetel e sem protocolo, o museólogo Antônio Ocampo Fernandes abriu, na manhã desta terça. 12, na  Galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos a exposição: “150 Anos de Rondon - Patrono de Rondônia”.
É a 11ª exposição sob a curadoria do Ocampo contando a historia do Patrono de Rondônia, a ser montada em Porto Velho. Ocampo Fernandes é especialista na história do Marechal que ligou o Centro Oeste ao Norte brasileiro. Para realizar essa arrojada construção foi criada a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas de Mato Grosso ao Amazonas que ficou conhecida como “Comissão Rondon’.

Na Galeria Afonso Ligório o visitante vai encontrar além de fotografias, objetos utilizados por membros da Comissão como  Theodolito, Pistola e um Sabre além de vasta literatura a respeito da obra de Rondon inclusive sobre a visita do presidente Norte Americano Teodoro Roosevelt.
Apenas duas peças não são do museólogo, a Pistola e o Teodolito que são do acervo do senhor Wilson Fernandes pai do Ocampo. “Essas duas peças foram obtidas com o Tenente Rivoredo, importante figura militar que integrou a Comissão Rondon”.
Durante a manhã de ontem 12, Ocampo recebeu a visita de várias pessoas ilustres da sociedade portovelhense como professor Abnael Machado de
Lima, artista plástica Rita Queiroz, carnavalesco Flávio Daniel, arqueólogo Josuel, Dayan Saldanha entre outros. Em determinado momento uma turma de alunos de um colégio da cidade,  foi prestigiada com uma aula sobre a História de Rondon ministrada pelo expositor.
SERVIÇO
O que é: “150 Anos Rondon – Patrono de Rondônia” (Curador da mostra, Antônio Ocampo Fernandes)
Onde: Casa de Cultura Ivan Marrocos (na Avenida Carlos Gomes, com a Avenida Rogério Weber, Bairro Caiari, centro de Porto Velho)
Data: 12 a 22 de maio
Horário: 09h às 18h

Nenhum comentário: