quarta-feira, 20 de maio de 2015

Filme a Epopeia da Comissão Rondon no Curta deste ano


De acordo com Carlos Levy, organizador do 6° Curta Amazônia Mundi, o Festival de Cinema de Porto Velho apresenta de forma inédita ao público rondoniense esse importante documentário da Memória Nacional Brasileira, "A Epopéia da Comissão Rondon”, filme convidado com produção de 1955, de Archille Tartari e Mal. Rondon, filme telecinado e digitalizado pertencente ao acervo da Cinemateca Brasileira, com apoio do Museu do Índio, onde agradecemos à Nancy Korim (Cinemateca Brasileira) e Elena Guimarães (Museu do Índio), com o apoio no envio do filme o Centro Histórico de Iguape/SP.

Pretendemos estabelecer um paralelo de conhecimento entre o passado e o presente  através da produção cinematográfica que projetou o país e ao mundo a Comissão Rondon, onde o público rondoniense possa ampliar o conhecimento sobre esse importante ícone brasileiro, que foi pacificador, indigenista e hoje herói brasileiro que desbravou uma região extremamente de difícil acesso, numa selva traiçoeira e os segredos dos silvícolas desde os primórdios de 1913/1914. Com bravura e determinação, deixando um enorme legado aos brasileiros. Seu pensamento de "Morrer se preciso for, matar nunca!" que tinha na resistência física um exemplo de superação e brasilidade, pois nas veias de Rondon corria sangue indígena.

“A nossa proposta é que o público rondoniense conheça e valorize mais a nossa história, reconheça a nossa memória, se emocione com o filme, identificar de como era difícil transpor a floresta virgem e os rios na região nesse processo de integração nacional. Conhecer e valorizar os nossos vultos históricos, e aqui pontualmente o Marechal Rondon, o Marechal da Paz, que completou 150 anos de sua existência em 5 de maio de 2015, é um exemplo para todos”, sintetizou Carlos Levy responsável por trazer esse documentário aos rondonienses.

As entidades privadas e públicas que apóiam o 6° Curta Amazônia Mundi em Porto Velho de 1 a 3 de junho no Teatro Guaporé, com entrada livre, são a Federação do Comércio de Rondônia/Fecomércio/Sesc, Secel e Setur do Governo de Rondônia, Funcultural, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Eletronorte, Iphan Rondônia, Refrigerantes Tupi, CenterNorte, JuniorSun, Cinemateca Brasileira, Museu do Índio, ABD seção Rondônia, Fórum dos Festivais, o museólogo Ocampo Fernandes, Imprensa Rondoniense, Sítio do Chicão, Delícias D’Aki, numa iniciativa cultural da Associação Curta Amazônia.


Nenhum comentário: