segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Lenha na Fogueira - 26.02.19


O carnaval de Porto Velho bombou no final de semana com os desfiles dos blocos: Areal Folia, Até Que a Noite Vire Dia, Pirarucu do Madeira e Furacão da Zona Sul.
**********
Sábado ainda teve a Feijoada Esquenta da Banda do Vai Quem Quer que literalmente lotou a sede do Clube da OAB. Se não fosse a turma do som pedir pra Siça avisar que a festa terminaria, até hoje a OAB estava lotada. O forrobodó começou ao meio dia e só parou após as 18 horas.
**********
Seguindo à risca o que diz o tema do bloco: “Tudo Junto e Misturado - # Elasim”, a direção da Banda colocou se apresentando, além do grupo de samba do Loro Rodrigues por sinal muito bom, parte da Banda da Banda e finalizou com parte da Banda de Forró “Piolho de Cobra” e com a cantora Mikéia.
**********
No meio disso tudo, a quadrilha “Nova Junina do Orgulho” comandada pelo Raymisson, fez apresentação especial e foi bastante aplaudida.
*********
Apesar do sucesso dos blocos que já desfilaram. Sucesso de público, caso do Areal Folia, Até Que a Noite Vire Dia, Pirarucu do Madeira e Furacão da Zona Sul.
**********
Os problemas foram muitos. Problemas criados pela prefeitura de Porto Velho via Semtran. Acontece que a Semtran está exigindo que os blocos, além de colocar as grades no perímetro do seu desfile, está exigindo que coloque uma pessoa tomando conta dessa grande, que é para liberar e ou fechar a passagem de veículos,
**********
Se por acaso faltar essa pessoa, eles não liberam o bloco e isso prejudica o desfile, como foi o caso do Areal Folia que desfilou menos de uma hora. Era para ter começado a meia-noite e só começou as 2h30, como sua licença dizia que o desfile tinha que terminar as 4 horas da madrugada, os foliões que compraram abadá brincaram apenas UMA HORA E MEIA. Chegaram a ameaçar de prisão o motorista do Trio caso ele deslocasse a carreta. Um absurdo.
*********
No Até Que Noite Vire Dia foi a mesma coisa, só que a turma do bloco ficou esperta e o atraso foi apenas de Meia Hora e o desfile em sua totalidade não foi prejudicado.
*********
Ontem durante Seção na Câmara de Vereadores o pau quebrou em cima da Semtran e de todos que trabalham na segurança do trânsito durante o carnaval.
*********
Principalmente o vereador Márcio Miranda que também é diretor do Até Que a Noite Vire Dia. Disse o vereador que um dia antes do desfile do seu bloco, esteve na Semtran para saber realmente das exigências que atrapalharam o desfile do Areal Folia no dia anterior e mesmo tomando todas as providências, para evitar problemas com seu bloco, na hora da saída, a SEMTRAN atrapalhou. Fizeram couro com Márcio o vereador Alecks Palitot entre outros.
*********
O que passa, é que parece que a prefeitura de Porto Velho é totalmente contra qualquer manifestação da cultura popular. Olha que os blocos pagam taxas e taxas para desfilar e mesmo assim, são prejudicados na hora da festa.
**********
A Luciana e o Segismundo sofreram para colocar o Pirarucu do Madeira e olha que o bloco deles não vende abadá ou camiseta, não coloca corda de isolamento. É realmente um Bloco aberto ao folião e mesmo assim, a prefeitura quase não libera seu desfile.
**********
O Pirarucu do Madeira talvez por ser um bloco que não cobra nada dos foliões, sensibilizou o Comando da Polícia Tática (PM) que estava dando suporte ao desfile, fechando as ruas por onde o bloco ia passar. Nota Mil para o comandante desse Grupamento Policial.
**********
Acho que em todos os Blocos quem deveria fazer esse serviço era os Guardas conhecidos como “Marronzinho” da Semtran, já que os blocos recolhem as taxas exigidas pela prefeitura.
*********
Vamos deixar o povo brincar carnaval!

Nenhum comentário: