terça-feira, 27 de junho de 2017

Lenha na Fogueira - 28.06.17


Se você tá 'zanzando' pela cidade, sem ter o que fazer, aproveita e dar uma passada na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques), e confere a preparação do ambiente para receber a partir do 3 de julho, a 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.
*********
Depois de muita negociação e conversa, a Federon conseguiu patrocínio financeiro para os grupos folclóricos, junto a empresa Marquise. Pena que essa grana chegou muito tarde.
********
Isso quer dizer, que apenas os grupos de quadrilhas juninas aceitaram se apresentar concorrendo ao título de melhor do Flor do Maracujá deste ano.
*******
Os bois bumbás estarão se apresentando, com todos seus itens, porém, não disputarão nenhum troféu, segundo seus dirigentes, ficou inviável trabalhar as alegorias e indumentárias, pois, só agora a subvenção da prefeitura começou a sair e o patrocínio da Marquise entrou no caixa da Federon somente ontem dia 27. “É muio pouco tempo para se confeccionar as alegorias”.
*******
Mesmo assim, as apresentações dos bumbás prometem. Apesar de oficialmente não acontecer a disputa, segundo palavras do presidente da Funcultural Ocampo Fernandes em reunião com os grupos de bois, da qual participei. A equipe da Funcultural estará observado e pontuando as performances dos bumbás. O que conseguir melhor avaliação, fará jus ao troféu “Funcultural/Maracujá 2017”.
*******
Essa a avaliação, segundo Ocampo, servirá de base para um estudo que a equipe da Fundação vai desenvolver, no sentido de premiar os Bois Bumbás no Arraial Flor do Maracujá do próximo ano (2018). “Nossa intensão é premiar com valores em espécies, as melhores apresentações”.
*******
Isso quer dizer, que quem se apresentar mais organizado este ano; no Flor do Maracujá 2018, vai receber um pouco mais que o contrário.
********
Agora o bicho vai pegar de vez, os grupos de quadrilha junina já meteram a mão na bufunfa e segundo a tradição: “Quem for podre que se quebre”. O teste parta o Flor do Maracujá começa amanhã 29, com a abertura do Arraial da Amizade.
********
O Arraial da Amizade vai promover concurso entre os grupos de quadrilhas que se inscreveram e vejam, praticamente todos os grupos considerados de ponta, garantiram inscrição e em consequência a participação. Vejam quem vai se apresentar no Arraial da Amizade:
*********
Junina Nova Estação; A Roça é Nossa; Rosa Divina; Estrela Divina; Matutos do Socialista; Estrela do Norte; Forte Príncipe; Rádio Farol e Girassol das Três Marias.
********
Nove grupos de quadrilha junina. A briga vai ser das melhores. Segundo tão falando nas quadras de ensaio, a JUABP ficou com medo de perder e com isso, macular o título do Flor do Maracujá do ano passado.
********
Outra que não quis entrar, foi a Flor da Primavera da dona Francisca. Quem ganhar o concurso do Arraial da Amizade que vai terminar no dia 2 de julho, ou seja, no próximo domingo, com certeza, vai dançar no Flor do Maracujá com muita moral.
********
O Flor do Maracujá deste ano, tá com cara que vai ser um dos melhores dos últimos anos, pra isso, a equipe da Federon está se virando. Destaco o trabalho do incansável professor Severino Castro. Esse é fera quando o assunto é organização!
********


Vamos agradecer a parceria do Casa Grande que está montando a estrutura de arquibancada na arena do Flor e com certeza, vai colaborar também com a montagem dos camarotes.
********
Antes do Flor, vamos prestigiar o concurso do Arraial da Amizade que começa nesta quinta feira dia 29, na rua Mamoré com a Amazonas.
********

Vem aí a festa em comemoração ao centenário do samba. Dia 1º no Mercado Cultural a partir das 16h30.

Nenhum comentário: