segunda-feira, 5 de junho de 2017

Lenha na Fogueira - 06.06.17

Mais uma vez o governador Confúcio Moura prestigiou a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, participando no sábado (3), no distrito de Surpresa, região de Guajará-Mirim, do encerramento da romaria religiosa que congrega as comunidades ribeirinhas do Vale do Guaporé, tanto do lado rondoniense quanto do boliviano, durante 50 dias de peregrinação, por cerca de 40 localidades.
*******
Essa festa religiosa é realizada há 123 anos. Não é brincadeira. É muita crença, trazendo resultados muito positivos para as pessoas que têm fé, fazem suas promessas e recebem benefícios da cura e outros atos”, disse o governador Confúcio logo após chegar a Surpresa, à tarde. Ele visitou residências, a área do porto, entrou em uma embarcação e conversou com servidores que representam o governo na região.
********
O governador disse que a tradição centenária da Festa do Divino só ocorre devido ao cumprimento de princípios e regras claras pactuadas pelos representantes das localidades e municípios ribeirinhos. O roteiro e organização da festa são definidos um ano antes do início, pelo Conselho Geral da Irmandade do Divino, em calendário móvel entre abril e final de maio, quando se comemora o Pentecostes.
********
É uma festa encantadora, tradicionalíssima, consagrada por princípios e normas das quais não abrem para nada. Há um rito perfeito, e as populações ribeirinhas brasileira e boliviana comungam deste mesmo ato de fé e crença”, disse Confúcio Moura.
*******
O governador participou do ponto alto do encerramento da 123ª Festa do Divino Espírito Santo – o levantamento do mastro, realizado por membros da comunidade da edição anterior da festa, no caso Porto Murtinho. É um mastro de madeira altíssimo, que foi fincado em frente à igreja São Judas Tadeu, com uma pomba branca na parte superior, que significa que a partir daquele momento o Espírito Santo foi elevado e estará presente, para em seguida acontecer uma festa. Festa do Divino está sempre na agenda do governador
********
Romeiros de diversas regiões ribeirinhas do Vale do Guaporé e comunidade indígena de Sagarana percorreram as ruas da cidade com velas e cânticos de louvor a Jesus para buscar a imperatriz, o imperador , o alferes da bandeira e o capitão do mastro em suas residências a fim de levá-los até a igreja. Eles também saem em busca do mastro, confeccionado e ornamentado pelo capitão do mastro, para carregá-lo até o local do encerramento dos festejos, havendo a celebração de uma missa.
********
O senador Valdir Raupp, a deputada Marinha Raupp, o superintendente de Cultura, Juventude e Lazer, Rodnei Paes; o subchefe da Casa Civil Waldemar Albuquerque; o chefe da Casa Militar tenente-coronel Maurício Gualberto e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva, estiveram também no encerramento.
*******
A festa do Divino é festejada em todo o Brasil, porém, algumas se destacam mais que as outras, como é o caso da Festa do Vale do Guaporé, a única no mundo, onde a Coroa, é transportada de uma localidade a outra por via fluvial.
*******

Pois vejam os senhores, a Festa do Divino leva ao Vale do Guaporé turistas de praticamente todo o Brasil e nem assim faz parte do Calendário Turístico do Ministério do Turismo.

Nenhum comentário: