sexta-feira, 9 de junho de 2017

Lenha na Fogueira - 10.06.17

Atenção muita atenção integrantes das Setoriais da Cultura no município de Porto Velho! Hoje a partir das 8 horas até o meio dia, a Funcultural coordena a seleção dos representantes de cada Setorial que farão parte do Conselho Municipal de Cultura. O encontro vai acontecer no teatro Banzeiros, como já disse, a partir das oito horas.



********
É importante que todos de todas Setoriais, marquem presença, para depois não acusarem a Funcultural de estar discriminado o segmento. O Conselho de início, deve contar, com pelo menos, um representante titular e um suplente de cada Setorial.



********
Caso determinada Setorial não marque presença, com nenhum representante, a vaga será preenchida por membros de outra Setorial.



*******
A importância de se ter um representante no Conselho de Cultura, é que, são os Conselheiros que selecionam os Projetos Culturais que receberão benefícios oriundos do Fundo de Cultura.



*******
A Setorial que ficar de fora, dificilmente aprovará algum Projeto. Por isso, é muito importante a presença durante a manhã deste sábado, dos representantes das Setoriais no teatro Banzeiros.
********
O “gordinho” da Funcultural, meu amigo Judilson Dias, está preocupado, pois para o Sistema Municipal de Cultura funcionar com toda plenitude, é preciso que o Conselho exista. Sem o Conselho, Porto Velho também não receberá nenhum incentivo do Ministério da Cultura.



*******
Eis a importância de todos nós estarmos no teatro Banzeiros na manhã de hoje. Dinheiro pra cultura tem no Ministério da Cultura, o que falta é Projeto e os Projetos, são aprovados pelos Conselheiros do Conselho Municipal de Cultura. Vamos nessa agitadores da cultura em Porto Velho.



*******
Foram iniciadas nesta semana as obras de manutenção dos prédios do Centro Cultural Indígena, onde está instalada a exposição permanente “Rondon – Marechal da Paz”, no entorno da capela de Santo Antônio.



*******
As obras estão orçadas em R$ 299 mil e preveem a reconstrução da oca, que foi destruída por um vendaval, pintura e uma ampla reforma das redes elétrica e hidráulica, além de reparos na cobertura e ampliação da cobertura metálica das passarelas entre os prédios.
Também serão reformados os banheiros públicos e o local destinado à lanchonete.



********
As obras são realizadas sob a responsabilidade da Santo Antônio Energia, que construiu o complexo turístico e histórico em 2013, atendendo a uma condicionante definida pelo Iphan para a concessão da Licença de Operação da Hidrelétrica Santo Antônio.



********
Atualmente, o Centro de Memória Indígena está sob responsabilidade da Superintendência de Turismo do Governo de Rondônia (Setur).



*******



O objetivo da reforma é atender o Termo de Recebimento firmado entre a Santo Antônio Energia e a Setur, quando foi definida a transferência do complexo para o Governo do Estado.



********
A previsão de término das obras é de 120 dias. Durante as obras, o Memorial Marechal Rondon continuará recebendo visitantes e turistas no horário de funcionamento habitual, que é de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas. (enviada por José Carloos Sá).



*******
Fica de olho Júlio, pra depois a prefeitura não se apossar do Memorial!



*******
Vamos a Feijoada da Guarnecer a Associação dos Bois Bumbás de Porto Velho a partir das 11 horas no Clube da Olga!



*******

Sabia que a maioria de dirigente de bumbás de Porto Velho são mulheres: Professora Branca (Corre Campo), pedagoga Simone (Mancha Negra), Advogada Fátima (Manhoso), Brilhantinho também é dirigido por uma mulher (não lembro o nome), Professora Eleida (Diamante Negro). O Estrelinha também é dirigido por uma mulher. A Guarnecer tem como presidente a Simone e vice a Fátima.

Nenhum comentário: