terça-feira, 20 de junho de 2017

Lenha na Fogueira - 21.06.17

A partir de hoje, faltam 12 dias para o início do Arraial Flor do Maracujá! Até agora os dirigentes dos grupos folclóricos estão a ver navio. Nem mesmo os recursos prometidos pelo prefeito Hildon Chaves e pelo ex senador Expedito Júnior durante o coquetel de lançamento do Arraial na sede da Federon no Parque dos Tanques dia 27 de maio, quando os dois disseram em seus discursos que estavam viabilizando junto a empresas privadas, recursos para os grupos montarem seus temas, estão garantidos.
*********
Com isso, tem dirigente de grupo folclórico ficando careca, de tanto arrancar cabelo da cabeça, pensando no que fazer para sanar dívidas contraídas por conta da promessa do prefeito.
********
O interessante, é que a parte de responsabilidade da Funcultural, foi praticamente resolvida na manhã de ontem, quando a Semfaz informou que não tem problema nenhum, a Fundação firmar contrato com cada grupo, para receber recursos para se apresentar no Flor do Maracujá. Lembrando que o valor assegurado pelo prefeito para a Funcultural repassar aos grupos, é de R$ 200 Mil que será rateado entre 40 grupos.
********
A cobrança la de cima, diz respeito aos recursos oriundos da iniciativa privada. O prefeito e o ex senador entram nessa, porque se comprometeram a fazer o contato com as empresas.
*******
O certo é que o Flor do Maracujá tá batendo na porta e até hoje, os grupos não conseguiram nada. Quando escrevo nada, é porque, antes, pelos menos, a Federon abria crédito junto as lojas especializadas em produtos juninos e a turma comprava fiado pra pagar com os recursos que receberiam depois. Este ano nem isso conseguiram. Tudo por falta da certeza de que terão a subvenção.
********
Volto a lembrar. Nada disso vai impedir na realização do XXXVII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá. A diferença, é que se a grana não sair, não haverá competição. O Flor do Maracujá vai acontecer e sua abertura será no dia 3 de julho.
*******
Aliás, depois da entrevista com o Júlio César Siqueira da Semdestur, fiquei com a pulga atrás da orelha.
*******
Primeiro porque ele disse que o Ministério do Turismo não garantiu recursos para a contratação dos artistas que estão agendados até agora, para se apresentarem nos Festivais de Praia de Jacy e Fortaleza do Abunã.
*******
Ele não falou, porém, para o bom entendedor meia palavra basta. Quero dizer, se não tem dinheiro para os artistas dos Festivais de Praia, com certeza não haverá também para a contratação do Fala Mansa. Isto porque a fonte é a mesma, ou seja, o Ministério do Turismo.
*******
Quem ainda está sonhando com o show do Fala Mansa é o Fernando presidente da Federon e o Judilson que foi quem inventou ou fez a cabeça da direção das Federon que conseguiria trazer o Fala Mansa para fazer a abertura do Flor do Maracujá.
*******
No dia do coquetel de lançamento do Flor, o presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes frisou em seu discurso: “Estamos presenteando você da Federon com o show do Fala Mansa”. Será que a Funcultural tem realmente esse show garantido?
*******
Vamos ficar torcendo para que tenha, se não a Federon vai ter que se virar para colocar um show de primeira na abertura do nosso maior evento folclórico. Aliás, não deixem que essa notícia se transforme em folclore!
*******
Na próxima semana, as empresas que ganharam a concorrência para colocar a estrutura no Flor do Maracujá começam a montagem do palco, arquibancada, tendas e tudo mais.
*******

O Roberto Matias da Rosa Divina só vive lembrando a marchinha de carnaval: “Com dinheiro, ou sem dinheiro, ô ô eu danço ... quadrilha no Flor do Maracujá”. Isso é que é amor pela cultura popular! O resto é promessa.

Nenhum comentário: