sexta-feira, 16 de junho de 2017

Lenha na Fogueira - 17.06.17


Escolas de samba não desfilarão no carnaval de 2018!

********
Quarta feira passada 14, a Liesa, liga que comanda os desfiles do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro anunciou que está suspenso o desfile da elite da festa para o ano que vem (2018), enquanto o prefeito Marcelo Crivella não rever a decisão de cortar pela metade a subvenção às escolas de samba.

*********
Se uma decisão desse tipo fosse tomada pela Federação das Escolas de Samba de Porto Velho FESEC com certeza, o prefeito e em especial a equipe da Funcultural, festejaria. Acontece que para eles (da prefeitura) os desfiles das nossas escolas de samba não fedem e nem cheiram. Quer dizer, não interessa à prefeitura.

********
Hoje nossas escolas de samba já não tem o mesmo potencial de antigamente, quando Pobres do Caiari, Diplomatas ou Castanheira se anunciassem que não desfilariam seria um Deus nos acuda. Era gente correndo pra todo lado, na tentativa de solucionar o problema da referida escola de samba, para que ela não deixassem de desfilar.

********
Naquele tempo o carnaval de escola de samba em Porto Velho, era mais festejado que o de Manaus no Amazonas, era o tempo de Marise Castiel, Neire Azevedo, Bosco e Claudinho, Leônidas O'Carol Chester, Ban Ban. Zé Maria Capilé, Hiran Brito, Flávio Daniel, Cabeleira, Bainha, Sílvio Santos e Babá e tantos outros carnavalescos.

********
A nota oficial da Liesa diz o seguinte:

*******
Foi com surpresa que as Escolas de Samba do Grupo Especial da LIESA tomaram conhecimento da decisão do Exmo. Sr. Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro de reduzir em 50% (cinquenta por cento) o apoio financeiro para a produção dos Desfiles do Carnaval de 2018.

********
Considerando os enormes benefícios econômicos, financeiros, de geração de empregos e de renda, além da valorização da imagem da Cidade do Rio de janeiro e do Brasil...

********
Considerando, mais, que tal medida anunciada trará graves consequências para a produção do espetáculo, tornando inviável a realização do mesmo, nos moldes em que é anualmente apresentado;
********
Diante do acima exposto, as Escolas de Samba do Grupo Especial, representadas por seus Presidentes abaixo assinados, vêm esclarecer a opinião pública que, em reunião realizada na sede da LIESA, no dia 14/06/2017, chegaram a conclusão que, a prevalecer a decisão do Exmo. Sr. Prefeito Marcelo Crivella, ficarão inviabilizadas as apresentações das Escolas de Samba, no Carnaval de 2018.

*********
Já pensou se o Mamedes e os presidentes das nossas escolas de samba tivesse a coragem de publicar uma nota dessas. Com certeza seria o fim do carnaval das nossas escolas de samba. Basta lembrar que em recente publicação nas redes sociais, o presidente da Funcultural postou, que Porto Velho não tem Tradição Carnavalesca ou de Carnaval.

*******
Ora meus amigos, se a Federação de Grupos Folclóricos – Federon que não brinca em serviço, está “comendo o pão que o diabo amassou” na tentativa de realizar o Flor do Maracujá deste ano, lembrando que os dirigentes dos grupos folclóricos realizam eventos, praticamente durante o ano todo, e estão sofrendo retaliações por parte do órgão cultural do município, imagina um segmento, que segundo os dirigentes da Funcultural, não tem “Tradição de Carnaval”.

*******
Para o carnaval 2017 das escolas de samba de Porto Velho estava reservado R$ 400 Mil e mesmo assim não realizaram os desfiles e com certeza, será muito difícil realizarem os desfiles de 2018.

*******
Será que a Fesec também vai publicar nota dizendo que “Se não houver subvenção as escolas de samba de Porto Velho não vão desfilar no carnaval de 2018!”. Com certeza, o prefeito e os da cultura municipal, bateriam palma concordando.

Nenhum comentário: