segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 31.12.13

Que 2014 seja bem melhor que 2013. Não que o ano que está terminando tenha sido ruim, muito pelo contrário, foi um dos melhores culturalmente falando.

*********
Na iniciativa particular, contamos mais uma vez com o Amazônia Encena na Rua, Palco Giratório, Festival de Música do Sesi, Mostra de Música do Sesc, Jornada Literária do Sesc, Festival Curta Amazônia coordenado pelo Levy e pela Golda.

********
A Simone Norberto e sua turma não deixou a peteca cair quando o assunto foi cinema documentário apoiada pelo Sesc, o Festcineamazônia mais uma vez foi sucesso. O Marcelo Felicce montou e mostrou o espetáculo “O Topo do Mundo”.

********
Ernesto Melo conseguiu passar mais um ano apresentando toda sexta feira, sua “A Fina Flor do Samba”, assim como o Heitor Almeida produziu a “Seresta Cultural” e o Sandro Bacelar com a Gioconda a “Segunda Cultural”, enquanto o Flamarion aos trancos e barrancos produziu a “Jam Bera” e o Beto Cezar manteve sua “Roda de Samba” todos os sábados no Mercado Cultural.

********
Essa turma toda tem que agradecer ao Alberto de Castro Alves, que coloca sua estrutura de sonorização por uma “Merreca”, para que os eventos aconteçam.
*********
Outra entidade que fez muito pela cultura durante todo o ano de 2013 foi o Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão. Os caras não se prenderam apenas em promover Roda de Samba no Bar do Calixto e no Bar do Antônio Chulé, foram além, enveredaram pela literatura e homenagearam Clarice Lispector e mais uma vez firmaram parceria com o Festcineamazônia e exibiram o filme sobre a vida de Noel Rosa na Taba do Cacique.

********
Tivemos ainda O Parque da Música e o Ferrovia Festival promovido pelo Denis Carvalho. Muitos shows promovidos pelo Maria Fumaça e outras empresas.

*******
Os blocos de Trio Elétrico como Banda do Vai Quem Quer, Galo da Meia Noite, Us Dy Phora. Jatuarana Sul, Até que a Noite Vire Dia e Bloco Canto da Coruja, Banda dos Imigrantes, Urubuzada e outros salvaram o carnaval de rua de Porto Velho.

 ********
Por tudo isso, culturalmente falando o ano de 2013 foi muito bom. Mostrou que praticamente as entidades que trabalham com arte e cultura não dependem do governo para realizar seus eventos.

*********
Aliás, os eventos oficiais, estes sim não aconteceram por falta de responsabilidade cultural do atual governo.

********
O Arraial Flor do Maracujá foi um verdadeiro fracasso, não pode ser chamado nem de arraial e nem de Festival. Arraial por falta de público e Festival porque não aconteceu disputa entre os grupos o que transformou as apresentações sem brilho nenhum.

*******
O famoso Duelo na Fronteira que envolve os Bois Malhadinho e Flor do Campo de Guajará Mirim não aconteceu por falta de total apoio do governo.
********
Porém o governo estadual merece destaque pela obra do Teatro Estadual que está prestes a ser entregue a população, depois de passar mais de quinze anos sem solução. Isso quer dizer que nem tudo está perdido.

********
O Ano de 2013 não foi ruim, mas, 2014 precisa ser bem melhor culturalmente falando!

********
O aniversariante do dia é, Caio de Mesquita Monteiro, completando seus 4 aninhos. Os pais, Alex Monteiro e Cirlete Mesquita tão que não se agüentam de alegria. Parabéns!

Nenhum comentário: