segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 17.12.13

Alguém tem que tomar providencia quanto as Andorinhas da praça Getúlio Vargas.

*********
A entidade protetora dos animais (pássaros) se é que existe. Os biólogos. A Sedam, o Ibama e até o Batalhão de Policia Ambiental.

*********
Acontece que as Andorinhas que transformaram a praça em frente ao palácio Presidente Vargas e Mercando Cultural em pernoite, passaram do limite da tolerância, no que diz  respeito a sujeira e ao odor de titica.

********
Não é normal a permanência daqueles pássaros nas árvores da praça Getulio Vargas nesse tempo.

********
Antigamente, as revoadas das Andorinhas eram atração turística. Os hospedes e muitos moradores da cidade se deslocavam a tardinha para a Varanda Tropical do Porto Velho Hotel (hoje UNIR), para apreciar o espetáculo promovido pelas revoadas das Andorinhas, principalmente quando elas “embiocavam” no rumo das árvores e da fiação da rede elétrica.

********

Acontece que naquele tempo o espetáculo só acontecia durante os meses de junho, julho, agosto e setembro (Verão Amazônia). Depois elas desapareciam e só voltavam no próximo ano.

********
Até acreditava-se que elas vinham de outro continente, fugindo do frio. Quando chegava o período que também denominamos de Inverno Amazônica que começa em outubro, elas arribavam.

********
Agora não, já chegamos a dezembro e as “bichinhas” continuam promovendo o espetáculo das revoadas, e o agravante, sujando de titica toda a praça Getulio Vargas e sua redondeza.

********
Não tem quem agüenta ficar por alguns minutos na praça em virtude do forte odor (catinga), provocado pelas merdas das milhares de Andorinha.

*********
O palácio Presidente Vargas está todo iluminado em virtude das festas natalinas, mas, a população não consegue fazer fotos porque não agüentar a “fedentina”.

********
O pior é que aquele odor fica impregnado na roupa de quem se atreve a ficar nas imediações da praça por alguns minutos.

********
Os bancos da praça ficam melecados e com isso o povo fica impossibilitado de sentar.

********
Ta na hora de alguém tomar alguma providencia, para “espantar” as Andorinhas da Getúlio Vargas.

********
O odor é tão forte, que é sentido a dois quarteirões da praça. Creio que se os funcionários que trabalham no palácio Presidente Vargas, tivessem que abrir as janelas, não conseguiriam ficar em suas salas, por nenhum minuto, em virtude da “catinga” provocada pela merda das Andorinhas.

********
Acho que a secretaria municipal do Meio Ambiente – Sema, deveria solicitar ao Batalhão de Polícia Ambiental que desse um jeito de espantar as Andorinhas daquele local.

********
O que não pode é o público ficar privado de freqüentar a praça pelo incomodo que é a catinga provocada pelas titicas das Andorinhas.

********
O Corpo de Bombeiro foi lá podou as árvores, mas, elas continuaram “cagando” tudo. Se a poda das árvores não deu jeito, vamos procurar outro meio de tirá-las dali.

*******
Lembro que antigamente os taxistas soltavam rojões (foguetes) todo inicio de noite, com o objetivo de espantá-las e conseguiam.

*********
Agora, ninguém sabe por que esse expediente não está sendo utilizado.

********
O proprietário do supermercado Peg Pag que fica na esquina da rua Joaquim Nabuco com a 7 de Setembro, espantou as Andorinhas que tentaram fazer morada na fiação ao redor do seu estabelecimento, colocando toda noite, a partir das 18h00, um sistema de som reproduzindo, cantos de gaviões e outros pássaros temidos pelas Andorinhas, deu certo!

*********
Fedor de merda de Andorinha. Ninguém merece!

Nenhum comentário: