quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA -05.12.13

Parabéns aos delegados que representaram Rondônia na III Conferencia Nacional de Cultura. Nossa turma conseguiu emplacar três propostas das 20 colocadas para apreciação.

*********
As propostas de Rondônia foram discutidas e aprovadas por todos os delegados dos municípios de Rondônia que participaram da III Conferencia Estadual de Cultura que aconteceu no mês de setembro em Cacoal.

********
Na plenária nacional Rondônia se destacou apesar de ser a menor delegação entre todos os estados brasileiros que se fizeram representar, mas, como diz o ditado, quantidade não quer dizer qualidade. Nossa meia dúzia de Delegados soube se impor e assim, aprovar algumas propostas das discutidas em Cacoal.

*********
Tem uma coisa que não está cheirando muito bem, ou então não está bem explicado. É quanto o valor que vai fomentar o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura - FEDEC

*********
“As dotações consignadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) do Poder Executivo do Estado de Rondônia, assegurando o percentual de até 0,5 (CINCO DÉCIMOS POR CENTO) da receita tributária líquida".
********
No texto original não constava a palavra ATÉ. Com a anexação do ATÉ o governo através da sua secretaria de fazenda pode destinar inclusive 0,1 (UM DÉCIMO POR CENTO), entendem nossa preocupação com a mudança.

*********
Essa eu recomendo: No próximo sábado dia 07 as 21h30m (Brasília) a TV Senado estréia o documentário O Homem que Viu Zé Limeira, uma produção sobre a vida e a obra do poeta paraibano Orlando Tejo, autor do livro Zé Limeira, o poeta do absurdo, considerado um ícone da cultura popular nordestina.  No livro, ele descreve seus encontros com o biografado, relembra as pelejas dele com outros cantadores e transcreve os versos esdrúxulos e absurdos atribuídos à Limeira. 

********

Com depoimento do escritor Ariano Suassuna e a participação de cantadores e músicos, entre eles, Geraldo Amâncio, Ivanildo Vila Nova, Moacir Laurentino, Oliveiras de Panelas, Chico Cesar, Siba e Lirinha, O homem que viu Zé Limeira apresenta ao público quem é o escritor Orlando Tejo e o seu legado para a cantoria e a literatura brasileiras.

********

Por falar em absurdo a viúva do Vitor Ugo Auxiliadora Lobato Ugo, ficou indignada com o presidente da ALE e esteve em nossa redação solicitando a publicação da Nota que segue:

**********
Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia “Nega parceria ao projeto 10 anos sem Vitor Ugo”.
********
A professora Auxiliadora Lobato Ugo, viúva do historiador Vitor Ugo, professor universitário, advogado, vem a público informar a população de Porto Velho o descaso e o não reconhecimento da “Personalidade Vitor Ugo” e não professor de história como está escrito no texto dos autos do Indeferimento despachado pelos técnicos da Assembléia Legislativa de Rondônia diz o texto “... e por não demonstrar relevância de interesse público apo evento.”.

**********
Quero dizer ao Presidente da Assembléia Legislativa que diante de tamanha falta de conhecimento e consideração ao venerável historiador que aqui viveu 55 anos de sua existência doando o melhor de sua vida, é lamentável para uma instituição como a Assembléia Legislativa de Rondônia que nos corredores se diz demagogicamente “Assembléia do Povo” se pronuncie dessa maneira, INDEFERINDO tão irrisória, ajuda financeira.

********
Agradeço, mas dispenso a Seção Solene, que por ventura essa Casa tenha agendado para o dia 10 de dezembro em curso. Escreveu Auxiliadora Lobato Ugo.

Nenhum comentário: