terça-feira, 3 de dezembro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 04.12.13

Hoje é dia de Santa Bárbara que para os Umbandistas é Iansã. Por conta disso, o Terreiro de Santa Bárbara que atualmente funciona na Vila Tupi, vai realizar durante todo o dia de hoje festividades em comemoração à data, inclusive com a tradicional procissão. A festa em homenagem à Iansã termina com o Batuque com a participação dos filhos e mães de santo

********
A irmandade de Santa Bárbara foi criada no dia 24 de junho de 1914, portanto, é bom que nossas autoridades agreguem aos festejos do centenário do município de Porto Velho a Irmandade que hoje se resume no Batuque de Santa Bárbara.

********  
Dizem os mais antigos, que foi Dona Esperança Rita – Mãe Esperança, quem abrigou as prostitutas que foram trazidas para Porto Velho do Rio de Janeiro, a bordo do Navio Satélite e as levou para o bairro do Mocambo onde passaram a atuar como lavadeiras.

********
No livro “Achegas para a História de Porto Velho” seu autor Antônio Cantanhede coloca que a primeira diretoria da Irmandade de Santa Bárbara ficou assim constituída: Presidente – Hermógenes Santos; Vice Presidente Iberon Braga de Magalhães; Secretário Manoel Severino; Orador Torquato Brandão; Avó do Terreiro  Simplicia Maria da Conceição; Mãe do Terreiro Esperança Rita; Pai do Terreiro Irineu dos Santos e Madrinha do Terreiro Nila Gomes dos Santos.

*********
Quando me dei por gente, o Terreiro de Santa Bárbara que naquele tempo a gente chamava de Batuque de Santa Bárbara, já funcionava na rua Joaquim Nabuco esquina com a rua Bolívia. A Mãe de Santo ainda era Dona Esperança Rita e o Pai de Santo era o seu Albertino.

*********
Ainda cheguei a balançar ganzá em noite de Batuque, era eu o Bainha e o Pedro Silva Irmão do Bainha. A gente ia mais pelo “mocoró”, bebida à base de macaxeira mais forte que cachaça.

********
Com a morte da Mãe Esperança, Pai Albertino levou o Terreiro para a Vila Tupi onde hoje vai acontecer o festejo.

********
Em homenagem também à data de Santa Bárbara, a escola de samba Asfaltão vai promover na próxima sexta feira 6, roda de samba na Tenda do Tigre que fica à rua Jacy Paraná entre a Brasília e a Getulio Vargas. A partir das 19h00

*********

Por falar em samba! Foi muito bacana a comemoração ao Dia do Samba. Uma festa que não estava programada, mas, que reuniu muita gente no Mercado Cultural na noite de segunda feira.

*********
O encontro foi marcado no famoso boca-a-boca e deu resultado. O Duo Pirarublue encampou a Idéia e contou com a turma do Asfaltão e mais uma dezena de sambistas da cidade e o resultado foi que o samba comeu no centro no Mercado Cultural na noite de 2 de dezembro.

********                                                                  
Se a Fesec entidade que congrega as escolas de samba de Porto Velho não programou nada, os verdadeiros sambistas festejaram e muito bem o Dia do Samba. Por sinal a única escola de samba que marcou presença foi a Asfaltão. Valeu!

********
Enquanto isso: Estão abertas as inscrições para vagas na Escola de Música Jorge Andrade. O cadastramento encerra justamente nesta quarta feira dia 4 e amanhã dia 5 acontecerá o sorteio das 219 vagas disponíveis.

*********

Para este ano, além da iniciação musical infantil, juvenil e adulto, a escola abriu 40 vagas exclusivas para atender o público da terceira idade. Pessoas com idade a partir de 50 anos poderão concorrer.  Nesse caso, a turma vai funcionar somente no período noturno. As demais funcionarão pela manhã, tarde e noite. Na próxima sexta-feira (12), das 8 às 20 horas, acontecerá a eleição da nova diretoria da Escola Jorge Andrade. 

Nenhum comentário: