quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 19.12.13

Ontem fomos convidados a participar do aniversário de 52 anos da Sociedade de Cultura Rádio Caiari.

*********
Lá fomos recebidos pela jornalista/radialista Monique Joner apresentadora do Bom Dia Caiari/Entrevista. Como chegamos quase no final do programa, participamos também do programa, “Evangelizar é Preciso apresentado pela Natalia Silva.

*********
A Rádio Caiari juntamente com o jornal Alto Madeira fazem parte da minha história como comunicador. No Alto Madeira como Office Boy e entregador de jornal a partir da 1957 e na rádio Caiari a partir de 1960 primeiro como sonoplasta e depois apresentador de programa.
*********
Há algum tempo estamos colhendo material com o objetivo de publicar um livro com a história da Rádio Caiari. Falta pouco para fechar a história da segunda emissora de rádio difusão de Rondônia. A primeira foi a Rádio Difusora do Guaporé.

*********

É bom que se esclareça que na minha história sobre a rádio que idealizada pelo então Padre Vitor Ugo, a data da inauguração é outra e não o 18 de dezembro de 1961 como consta do site da emissora.

********
Quando meu irmão saudoso Bianor Santos o primeiro locutor juntamente com o José Hélio Castro da rádio Caiari, foi convidado por Vitor Hugo para estruturar a emissora, me levou junto para ser o sonoplasta.

********


Era o meio do ano de 1960, quando a rádio entrou no ar pela primeira vez. Lá estávamos Eu e o Ary Santos outro amigo do Bianor também convidado pêra atuar como sonoplasta os técnicos que nos ensinou a operar a aparelhagem foram Artur Marques e o Fernando Barbosa. Eram dois Toca Discos Pickup e os discos eram em 78 RPM em vinil. Era o maior sufoco para trocar de disco. Cada disco tinha apenas uma música de cada lado.

********
O primeiro estúdio foi montado embaixo de uma escada existente no prédio onde funcionava o Colégio Dom Bosco (hoje Faculdade Católica) ali na Gonçalves Dias.

********
A rádio só funcionava à noite no horário entre as 19 e as 22h00. Naquele tempo a energia elétrica da cidade de Porto Velho era desligada as 23h00.

********
Assim que terminaram a construção do prédio da Escola Domingos Sávio (hoje residência do Arcebispo) atrás da Catedral a rádio foi transferida pra lá e ainda funcionava com o transmissor de rádio amador.
********
Ainda em 1960 chegaram um transmissor de rádio comercial, a mesa de som, a antena e todo o equipamento de uma rádio de verdade. Tudo da marca Telefunken

********
A instalação de todo esse equipamento terminou no mês de fevereiro de 1961 e nós, funcionário da Rádio Caiari, resolvemos festejar a inauguração do equipamento no aniversário do Padre Vitor Ugo dia 21 de fevereiro de 1961.
********
Ao contrário do que consta no site da emissora atual. Os programas de maior sucesso no inicio da Rádio eram: Carrossel de Melodias, Avisos Para o Interior, O Bico do Arara e Telefone para 272 e Escolha Sua Música.

********
Quanto à data de 18 de dezembro, é considerada como a da fundação da rádio, porque foi naquele 18 de dezembro de 1961 que Vitor Ugo juntamente com o Bispo Dom João Batista Costa assim quiseram, pois pela primeira vez um ato religioso foi transmitido ao vivo. Foi a Novena de Natal.

*********
O 18 de dezembro é a data oficial para a igreja, porém, há quem queira que se conte como oficial, a data da liberação da licença pelo órgão federal, que só aconteceu em 1962.

*******
Essa é a história que pretendemos contar no livro que está prestes a ir pro prelo.

Nenhum comentário: