domingo, 3 de junho de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 04.06.12


Lenha na Fogueira

Queremos através desta coluna, chamar a atenção do senhor secretário de cultura estadual Francisco Leilson Chicão e da Gerente de Cultura Bebel, para um fato que começa a tomar ares de “briga” de verdade, que está acontecendo entre os bumbas de Guajará Mirim.

*********
Domingo dia 27, tivemos conhecimento de que as diretorias dos bumbas em apreço, foram parar na delegacia de policia, em virtude de uma pendenga entre um artesão que veio de Parintins contratado pela nação vermelha e branca do Flor do Campo e que depois resolveu aderir ao boi azul.

*********
O diretor de arte do Flor Campo, Ariel Argobe registrou em seu blog o seguinte comentário:

**********
“O final desta história, caros leitores e amantes da brincadeira de boi-bumbá, é que as duas diretorias foram parar na Delegacia de Polícia, registrando ocorrência contra a sua respectiva agremiação arquirrival” e conclui:.
**********

“Resumo da ópera: depois de muito bate-boca, chiliques e nervosismo, o fato é que ninguém invadiu residência nenhuma e nem ninguém esbofeteou ninguém. Entre mortos e feridos, sobreviveram todos!”


*********  
.
Graças a Deus que tudo terminou mais ou menos bem, pois, com certeza, um caso que toma uma proporção dessas, sempre deixa alguém magoado!

********
Sábado passado dia 02 deste mês de junho, enquanto estávamos participando da Feijoada da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande em Porto Velho, fomos informados que o “pau” estava comendo no bumbódromo de Guajará Mirim entre integrantes do boi vermelho X boi azul, ou seja, Flor do Campo X Malhadinho.

*********
Dessa vez a briga foi porque a coordenação do “Arraiá nos Trilhos” promovido pelo  Boi Malhadinho, cobriu com um pano azul a arquibancada que no bumbódromo é reservada ao Flor do Campo. O lado vermelho!

********
Já em casa, passamos a acompanhar a “discussão” via facebook e as ofensas de ambas torcidas eram as mais baixas possíveis.

*********
O ato da diretoria do boi azul foi considerado como ofensa pela diretoria do boi vermelho, tanto que sua diretoria, expediu nota de repúdio que em determinado trecho diz:

*********
“Senhores Diretores do Contrário, com esta conduta vulgar e covarde, no mínimo os senhores só contribuem para se acirrar e levar a disputa para além do plano estético. Não é desta forma que lordes se enfrentam. É preciso ter respeito pelo seu desafeto mor”.


*********
Por que chamamos a atenção do senhor secretário e da gerente de cultura da Secel?. Porque desde este ano, o Festival de Guajará Mirim será coordenado pela Secel o que quer dizer, que toda responsabilidade pelo que acontecer antes, durante e após o evento a responsabilidade será do governo estadual.

*********
E para que essas “brigas”, não tomem proporções desastrosas, a Secel deve convocar as duas diretorias e colocar na mesa, que ações como as últimas registradas entre as duas nações de bumbás não devem e nem podem continuar acontecendo, pois o Festival é uma ação do governo estadual e acima de tudo a maior manifestação folclórica/turística de Guajará Mirim.

*********
E por isso deve ser respeitada. Que as diretorias e torcidas organizadas dos bumbas devem respeitar o povo que mantém o festival, assim como os empresários e suas empresas que acreditam no evento.

*********
Essas “brigas” não contribuem com nada, muito pelo contrário, podem afastar os turistas da Pérola do Mamoré que podem ficar com “medo” de se deslocarem de suas cidades e em vez de assistirem o espetáculo que os dois bois proporcionam, vejam o bumbódromo transformado em “campo de batalha”.

*********
Só o Chicão ou a Bebel que no caso respondem pelo governo estadual, podem convencer os amantes dos dois bois de que o “Duelo na Frointeira” se restringe à disputa da Arte da dança folclórica, cuja disputa, deve acontecer apenas e tão somente, durante as apresentações no bumbódromo.

*********
Que os bois de Guajará Mirim tomem como exemplo as torcidas e diretorias dos bois Garantido e Caprichoso de Parintins que se unem e até dividem o palco quando o objetivo é divulgar o Festival.

*********
Temos que cortar o mal pela raiz, para não lamentarmos ou chorarmos depois.

********
Devo dizer que sou fã inconteste do Festival Folclórico de Guajará Mirim o qual acompanho deste seu primeiro ano em 1994. Tenho  dito!

**********
Conforme publicação no Diário Oficial da União, seção 3, página 117, está prorrogado, até o dia 12 de junho, o prazo para cadastramento dos espaços contemplados pela ação Cine Mais Cultura.

**********
Até o momento foram recebidas 524 solicitações de cadastro, havendo uma pendência de 518 contemplados. De acordo com as informações do Aviso de Cadastramento publicado no Diário Oficial da União de 13 de abril de 2012, os espaços que não realizarem o cadastramento serão penalizados com suspensão e eventual interrupção das atividades relativas a ação Cine Mais Cultura

**********
Os espaços já contemplados, que tenham dúvidas a respeito do sistema de cadastro, podem entrar em contato pelo e-mail circuito@cinemaiscultura.org.br.
**********
Outras informações podem ser esclarecidas através do contato@cinemaiscultura.org.br.

*********
Paz entre os bois de Guajará é o que desejamos!


2 comentários:

Guajará Mirim, Rondônia, Brasil disse...

meu amigo silvio santos, só para que você não faça nenhuma covulgação o quanto é esta que você está postando dizendo que as torcidas estavam brigando no bumbódromo, nada disto é verdade, toda esta discussão se deu por que o senhor Argobe publicou em seu face ou blog, instigando seus seguidores da nação contrária a tal fato,e para seu conhecimento ou você tenha esquecido o nossa festival da pérola do mamoré teve seu inicio no ano de 1995 e vossa senhoria não participou da primeira edição e não há nenhum desentendimento entre as duas agremiações, e que pode está acontecendo e algum desentendimento isolado, que espero que a secel tome conhecimento e leve ao público, no mais tenho o maior apreço por sua pessoa, tanto é que o senhor recebeu um documento desta agremiação " MALHADINHOI " de honra ao mérito, por bons serviços prestado a este festival. ABRAÇOS AZULADOS.

Guajará Mirim, Rondônia, Brasil disse...

meu amigo silvio santos, só para que você não faça nenhuma divulgação o quanto é esta que você está postando dizendo que as torcidas estavam brigando no bumbódromo, nada disto é verdade, toda esta discussão se deu por que o senhor Argobe publicou em seu face ou blog, instigando seus seguidores da nação contrária a tal fato,e para seu conhecimento ou você tenha esquecido o nossa festival da pérola do mamoré teve seu inicio no ano de 1995 e vossa senhoria não participou da primeira edição e não há nenhum desentendimento entre as duas agremiações, e que pode está acontecendo e algum desentendimento isolado, que espero que a secel tome conhecimento e leve ao público, no mais tenho o maior apreço por sua pessoa, tanto é que o senhor recebeu um documento desta agremiação " MALHADINHO " de honra ao mérito, por bons serviços prestado a este festival. ABRAÇOS AZULADOS.