sexta-feira, 1 de junho de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 02.06.12


Lenha na Fogueira

O IV Fórum dos Gestores Culturais da Região Norte que aconteceu em Porto Velho nos dias 31 de maio e 1º de junho, serviu para vermos que as picuinhas do meio cultural acontecem em tudo quanto é canto.

**********
Aliás, as discussões esquentaram por conta dos representantes das cidades de Rio Branco (AC) X representante da cidade de Macapá capital do estado do Amapá

*********
Enquanto o pessoal do Acre queria fazer o representante de Macapá dançar no ritmo do Jabuti Bumbá.

*********
O representante de Macapá queria que os acreanos dançassem o “Marabaixo”, ritmo que faz parte da cultura macapaense.

********
Enquanto o pessoal do Acre ficava na lentidão do ritmo do Jabuti Bumbá. Popó de Macapá se agitava no ritmo frenético do Marabaixo.

*********
Só não digo que o negócio fedeu a “chifre queimado”, porque meu irmão Chico Macedo que é casado com uma acreana, pode ficar invocado comigo.

*********
Fora isso, o que restou foi o anuncio de que o tal Edital da Vale não é mais da Vale.

*********
Ou melhor, o Edital da Vale não é mais válido,.Perdeu a validade,

*********
Perdeu a validade, mas, não perdeu os valores.

*********
Explico, agora o MinC vai criar um programa que segundo o Henilton Parente para aproveitar o dinheiro que as empresas tipo Vale do Rio Doce, destinam para projetos culturais que os produtores não conseguem colocar em prática e, por conseguinte, devolvem o recurso, que se não for reutilizado culturalmente, vai para os cofres da União. Essa grana agora será destinada para projetos oriundo de municípios da Região Norte.

*********
Nessa situação a Vale tem quase R$ 20 Milhões dos quais 15, serão destinados para investimentos em projetos culturais desenvolvidos por produtores da região amazônica.

*********
Só que quem vai administrar a seleção, é o Minc através do dito programa e não a Vale. Deu pra entender?.

********
Se não deu, espera até o final do ano a publicação do novo edital, desta vez com o carimbo exclusivo do MinC.

*********
Enquanto isso, acreanos e macapaenses juraram que vão se encontrar com todas suas armas culturais, no V Encontro que deve acontecer em Boa Vista capital do estado de Roraima em julho.

*********
Aí vão contar com a presença do Eliakim e seu “Mosquito da Malária” dando  “50 Volta ao Redor do Sol”.

*********
Quem sabe o Zé Miguel não pegue a diária do estado a passagem do estado e a estadia do estado segundo disse o Popó, para participar do V Fórum.

**********
O bacana é ver como alguns militantes do movimento cultural, que antes de estarem mamando nas tetas do governo municipal, viviam questionando ou protestando contra tudo e contra todos, agora criticam os colegas que não concordam com a “pelegagem”. Isso aconteceu no Fórum recém encerrado.

*********
Não podemos deixar de elogiar o trabalho de conscientização, realizado pelo Zhumar de Nazaré e pelo Chicão Santos  que convenceu quase todos os prefeitos dos municípios de Rondônia, a aderirem ao  Sistema Nacional de Cultura.

*********

O Arraial Flor de Cacto apresenta na noite de hoje a dança da Quadrilha campeã do Flor do Maracujá do ano passado A Roça é Nossa.

**********
A Roça é Nossa Mirim e adulta hoje no Flor de Cacto. A banda responsável pela “forrozeira” é a Anacondas do Forró.

*********
O Flor de Cacto termina amanhã com a apresentação da quadrilha Rádio Farol e do Boi Bumbá Diamante Negro.

*********
O Diamante Negro vai dançar em Ariquemes na próxima semana.

********
A grande novidade e atração do Boi do Mestre Aluizio Guedes é a Mirla como Cunhã Poranga. Pense numa índia boa de dança!

*********

Ainda no Flor de Cacto, amanhã tem pagode com o grupo “Só Barbados” e forró com a Anacondas.

*********
Termina o Flor de Cacto e começa o Arraial da Zona Leste outro evento que reúne os melhores grupos folclóricos de Porto Velho.

*********
Porém, a grande pedida deste final de semana é “O Parque da Música” que vai ac0ontecer neste domingo na praça Aluizio Ferreira com show de várias bandas.

********
O Parque da Música começa domingo as 18h00 como já dissemos na praça Aluizio Ferreira. Estarei com o Silvinho cantando um bocado de música.

********
Hoje no bumbódromo de Guajará Mirim acontece o “Arraiá nos Trilhos” uma promoção do bumbá Malhadinho.

*********
Léo, Silvio, Rosangela e Edileuza comanda as apresentações do campeão do Duelo na Fronteira do ano passado.
*********
De acordo com a direção do Malhadinho todos os itens, ou seja, Cunhã Poranga, Pajé, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, dançarinos e Rainhas da Marujada estarão se apresentando na noite de hoje durante o “Arraiá nos Trilhos”.

*********

Já em Porto Velho a Nação Corre Campo fechou contrato com os artesãos Ismael Barreto, Saulo Toscano e Bomba o que garante a boa qualidade na confecção dos cenários que comporão o tema “Centenário da Madeira Mamoré”.

*********
Por falar em Corre Campo hoje tem ensaio no campo da AFA o levantador de toada Silvio José e a banda Nação Corre Campo começa a se apresentar as 21h00.

********
Hoje também tem Roda de Samba no Mercado Cultural a partir das 16h00. Quem comanda é o Beto Cezar.

********
Tô na feijoada da escola de samba Armário Grande no Ypiranga a partir do meio dia!




Nenhum comentário: