domingo, 10 de junho de 2012

MUMÚSICA NA ESTRADA - OFICINA EM PORTO VELHO


PRODUÇÃO

Musica na Estrada realiza oficinas em P. Velho



 Nos dias 23 e 24 acontece a apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas no teatro Banzeiros


A agencia de cultura Kommitment produtora e realizadora do Projeto Música na Estrada encontra-se em Porto Velho ministrando oficinas gratuitas na escola de Música Jorge Andrade e na Som na Leste numa parceira com a Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a produtora das oficinas do Música na Estrada Valéria Luna: ”O Projeto teve inicio em 2011 e chamava-se Música Barroca na Estrada quando estivemos aqui em Porto Velho com a orquestra e com palestras”. Este ano prossegue Valéria a gente está viajando com oficinas que aqui serão de Trompete e Trombone com o professor Marcos Ono que atualmente é o primeiro trompete da Orquestra Sinfônica do Núcleo Universitário de Opera e da OFBHI. Oficina de Violino e Viola com a professora Lilian Maria Pereira da Silva que tem Bacharelado em Música com habilitação em Violino, e licenciatura em Música pela UFB. Oficina de Flauta com Analine Dias de Melo que atualmente atua como integrante do naipe de flauta da OSPB e participa de Projetos da UFPB tocando flauta transversal e Piccolo na Banda Sinfônica José Siqueira e Oficina de Contra Baixo e Violoncelo com Edavany Klébia Silva que desde 2009 é membro YOA – Orquestra das Américas, fazendo turnê nos Estados Unidos, Canadá, México Peru, Colombia, Equador, Brasil, República Dominicana, entre outros países.
As oficinas acontecem em Porto Velho entre os dias 10 e 12 como já dissemos na Escola de Música Jorge Andrade e na Escola de Música Som na Leste.
 O Música na Estrada tem como objetivo incentivar os jovens músicos a se interessarem pelo estudo da música erudita. “As pessoas acham que música erudita é uma coisa de elite o que é um grande erro, na realidade as pessoas não têm acesso a esse tipo de música, pois já está provado, que quando elas tem acesso saem elogiando as apresentações de música erudita”, disse Valéria Luna chamando a atenção para o seguinte: “Em Cruzeiro do Sul (AC), por exemplo, e isso é interessante você colocar na sua coluna, tivemos dez alunos de violino e lá não tem nenhuma escola de música, isso porque dois não tiveram transporte porque moravam em outra cidade. Os dez alunos não se conheciam entre eles e agora quando a gente saiu dessa oficina de três dias lá eles se conheceram e estão se organizando com o objetivo de se encontrarem uma vez por semana para estudar, isso é gratificante para a gente do Projeto Música na Estrada”, conta Valéria Luna
O grande momento do Projeto Música na Estrada em Porto Velho vai acontecer nos dias 23 e 24 deste mês, com a apresentação da Orquestra de Cãmara do Amazonas – OCA, no Teatro Banzeiros a partir das 20h00.
O Projeto conta com patrocínios do BNDES e dos Correios e apoio do MINC,

Nenhum comentário: