terça-feira, 19 de junho de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 20.06.12

Lenha na Fogueira

Direto da Conferencia das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20

**********
O texto proposto pela presidência brasileira da Rio+20 tem sido criticado como pouco ambicioso, já que não cria o fundo de desenvolvimento sustentável de US$ 30 bilhões para os países pobres, não transforma em agência o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, além de adiar a definição de metas de sustentabilidade.

**********
Isso foi Rio Cento onde as discussões, acontecem entre os representantes dos governantes dos países que aderiram a Conferencia.

**********
Justamente nesse clima, nos deslocamos da Tijuca onde estamos hospedados numa casa alugada pelo governo de Rondônia através da Secel e Sedam. Casa que podemos considerar muito bem localizada que atende perfeitamente a embaixada rondoniense. É grande a residência que fica nas proximidades do Estádio do Maracanã.

*********
Aliás, quero fazer uma rápida explicação sobre a coluna de ontem. Quando dissemos, estamos “endividados”, não quer dizer que estamos devendo dinheiro as pessoas do Rio de Janeiro nem que estamos passando necessidades, muito pelo contrário, o  secretário Francisco Leilson – Chicão providenciou todo o necessário para garantir a participação dos nossos artistas na Rio+20. Estamos fazendo refeição em restaurantes de bom conceito na Tijuca e a moradia é privilegiada. Aquilo que escrevi na coluna de ontem foi apenas uma brincadeira. Só depois que li o texto já postado em sites, foi que senti que poderia ser interpretado como se a Secel não estivesse nos dando o apoio necessário. Aqui antecipamos nosso pedido de desculpa caso alguém ache que estamos fazendo críticas indevidas. Temos mais é que agradecer o Secretário Chicão o Alexandre e toda a equipe da Secel que tem nos proporcionado apoio durante a estadia no Rio de Janeiro e durante a viagem via terrestre. Valeu!

********** 
Se domingo o Manôa dominou a parada musical na “Cúpula dos Povos”.

**********
Segunda feira 18 foi à vez de o Grupo Minhas Raízes dominar o “Espaço Amazônia” onde está montado o estande de Rondônia.

**********
Naquele dia, a secretária da Sedam Nanci fez palestra e foi bastante    elogiada pelos presentes. Também estiveram visitando o estande, José Gadelha Secretário Municipal e o Superintende de Turismo de Rondônia. Fred Pirilo do Decom e equipe estão cobrindo os acontecimentos oficiais e extraoficiais, mais os paralelos que acontecem na Conferência. A jornalista Antônia Nascimento da assessoria da Sedam nos deu o maior apoio colocando a estrutura da Sedam para produzirmos nossa coluna e página, enquanto a Francinete é a responsável por desenrolar tudo que seja em benefício do povo de Rondônia no evento. Foi ela que conseguiu reagendar o show das Minhas Raízes, o Natan não cansa de explicar aos visitantes, sobre o que Rondônia está fazendo para preservar o Meio Ambiente, enfim, todos da Sedam estão empenhados em mostrar o que Rondônia tem de melhor. Apesar de não terem levado alguma coisa sobre o Flor do Maracujá. E o CD que não é dos cantores de Rondônia. No mais tudo bem!
**********     
Uma das coisas que a gente tem de melhor na área musical é o Grupo Minhas Raízes lá do Distrito de Nazaré no Baixo Madeira.

*************
Tim Maia e seus filhos, sobrinhos e agregados, tocaram por mais de duas horas e só pararam porque tava quase na hora do encerramento das atividades daquele dia no Parque dos Atletas.

***********
Gente de tudo quanto era nação pedia informações sobre aqueles jovens que estavam cantando tão bem e o que queria dizer determinadas palavras, do linguajar ribeirinho.

***********
 Difícil era explicar em Portunhol para eles, acho que os gingos se satisfaziam com nossas explicações.  Só não teve como explicar aos coreanos, japoneses, chineses. Até  no inglês deu pra convencer, mas em madarim ficou difícil.
**********
Além do Minhas Raizes que foi super solicitado para bater fotos,  que os gringos  levaram, assim como muitos brasileiros, outra que fez  maio sucesso, sem querer, foi a Ana Célia minha companheira. Ela achou de ir para o Espaço Amazônia         com um cocá usado na brincadeira de Boi Bumbá por sinal muito bonito, foi o suficiente para a equipe de fotógrafos do Jornal O Globo pedir licença para fotografa-la. Ela é fotografa também e por isso eles acharam interessante fazer uma série de fotos com aquela “índia” dando uma de repórter fotográfica. Durante a apresentação do Minhas Raízes os gringos também a solicitavam para fazer fotos. Foi Bacana isso tudo!

*********
Só “não” gostei foi que    justamente naquele dia, as mulheres acharam de fazer uma passeata ou manifestação com os peitos de fora, lá na Cúpula dos Povos e eu  lá no Espaço Amazônia, mais ou menos 40 quilômetros distante.
********
Na realidade como nossa participação é em nome do governo de Rondônia nosso espaço é no Parque dos Atletas, Na Cúpula dos Povos governo não “entra”, ou melhor, não da “pitaco”. Daí perdermos muita coisa boa, pois é na Cúpula onde acontece o melhor da Conferencia culturalmente falando.
***********
Amanhã será feriado aqui no Rio m virtude do encerramento da Rio+20 Estamos aguardando a chegada do governador Confúcio Moura

Nenhum comentário: