quinta-feira, 28 de junho de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 29.06.12


Lenha na Fogueira

Hoje é dia da procissão fluvial em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, São Pedro.

*********
Caso não houvesse a drástica mudança de data, começaria a XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.

*********
Como em Porto Velho, tudo acontece fora de época, o Flor só vai acontecer (se acontecer), no final do mês de agosto.

*********
Justamente quando o Zezinho anuncia o fim do Carnaval Fora de Época em PVH e passa a explorar o ritmo gospel, nossa maior festa folclórica resolve acontecer em data totalmente diferente da tradicional. Por isso, Paulinho Rodrigues enviou o seguinte e-mail:

*********
Meu Caro Escriba – Saudações

**********
Li por vezes, sua  "Lenha na Fogueira" de 27. Jun, próximo passado, e, além de lamentar, me fiz algumas perguntas, mormente àquelas relacionadas com o que você chamou de  "... falta de planejamento...", que desencadeia o “... efeito cascata...".   A tradição, está arraigada  em nosso imaginário, e partindo das sagradas manifestações populares, muito mais, nos obriga de forma estratégica a seguir os ditames das regras, que mesmo empíricas , mantém viva nossas tradições.

*********

Por vezes, vemos e ouvimos referências de que "... Rondônia não tem cultura...". 

*********
Ora se partimos da premissa de que o achatamento cultural se dá, em tese, por insensibilidade, ignorância, falta de planejamento ou descaso com a "coisa pública" (afinal as tradições são oriundas do povo), com certeza, chegará o tempo em que o aniquilamento será uma regra com o esquecimento do Pé de Moleque de Puba; Rabada com Jambú ao Tucupi, extraído no Tipití; Croquete de Macacheira; Jatuarana moqueada na folha da bananeira;  Aluá de Abacaxi; Tapioca com Côco na folha da bananeira; Bolo de Macacheira com pedaços de Castanha; Remo feito de Itaúba; Copaíba para cicatrizar; Tucunaré ao escabeche; Chá de Unha de Gato; Sarapatel; Quadrilha (Junina) Tradicional; Caldo da Caridade; Nação Corre Campo; Milho Alho de Vila Murtinho; Ladeira Comendador Ceteno; Tacacá da Da. Isaura; Sambas do Ernesto Melo, do Mocambo (Porto Velho Meu Dengo); Bloco Infantil (do Piriquito) O Triângulo Não Morreu; Toadas de Mariano, Ventania, Galêgo, Nonato; Cabo Fumaça, Sílvio Santos... Sambas de Enredo de Bainha, Fernando Chapéu,  Makumbinha, Maracanã...  

***********
Seguindo aquela  "toada", nos parece, que a nossa história, minguando aos poucos, será contada a partir de "invernadas mirins", com patronagem dos vindos Centros de Tradições de outras paragens...


**********
Ah! Só prá lembrar; somos parte integrante do maior bioma, concentrando a mais excessiva pluralidade cultural, onde apesar dos muros de concreto erguidos dentro d'água, o Rio ainda comanda, e continuará comandando a vida... (Ass. Paulinho Rodrigues).

************

Começa hoje o Arraial do Eldorado, uma promoção da Associação dos Moradores do Bairro.

*********
A fogueira será acesa as 19h00 na rua que fica atrás da “Saga” da BR com entrada pela rua Pau Ferro. Por enquanto estão confirmadas as apresentações das Quadrilhas: JUAPB, Girassol da Três Marias e a Roça é Nossa Mirim.

*********
A festança começa hoje dia de São Pedro e só termina domingo dia 1º de julho.

********
Hoje tem procissão fluvial em comemoração ao santo protetor dos pescadores, São Pedro.

********
Aliás, to colocando isso aqui por intuição, pois nenhum panfleto, e-mail, face, twitter, ou outro recado me foi enviado dizendo se a procissão vai acontecer.

********
Como sei que é tradição da Colônia de Pescadores Z-1 Tenente Santana sempre promover a procissão, que antigamente saia do Porto do Cai N’água e ia até a Cachoeira de Santo Antônio onde na capela, era rezada missa e depois os motores de popa, canoas, voadeiras, motor rabeta e barco motor (recreio), desfilavam novamente até o Porto do Cai N’água e então a pé, seguiam em procissão com a imagem de São Pedro até a igreja em sua homenagem que fica no bairro Novo Estado nas proximidades da Emater.

*********
Hoje também é um dia muito importante para mim, pois, no dia 29 de junho de 1981, tomei meu último porre de bebida alcoólica. Quer dizer, faz 31 anos que parei de beber cachaça. Graças a Deus!

*********
Hoje é dia de passar fogueira e de fazer adivinhação à beira da fogueira. Coisa rara de se ver nos dias atuais.

**********
Mesmo assim vamos lembrar o ritual de passar fogueira.

*********
Santo Antônio disse, São João confirmou, que serás minha namorada (comadre, madrinha etc.), porque São Pedro Mandou.

**********
Pra saber o nome de quem será seu marido ou esposa;

*********
Pega uma bacia com água, passa três vezes por cima da fogueira, depois acende uma vela e sai pingando dentro da água, presta atenção que a cera vai formar uma letra. É a letra do primeiro nome do seu futuro marido ou mulher!

*********
Hoje tem o festival de Parintins com os Bois Caprichoso e Garantido via Bandeirantes!

Nenhum comentário: