quinta-feira, 28 de junho de 2012

CURTA AMAZONIA - OSWALDO CRUZ

CURTA AMAZÔNIA

Bisneta de Oswaldo Cruz apresenta filme na EFMM

São dois filmes da  cineasta Stella Oswaldo Cruz e Eduardo Thielen,  produzido nos estados de Rondônia, Amazonas e Pará

A sessão de filmes históricos e científicos que será apresentada ao público rondoniense nesta sexta feira 29, na Praça Madeira Mamoré e terá a presença de Stella Oswaldo Cruz Penido que fará uma explanação sobre as pesquisas e produções feitas à respeito do trabalho de seu bisavô na Amazônia e na Alemanha. Exibições acontecem durante a realização do 3º Festival de Cinema Curta Amazônia no ano do Centenário de construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
O filme inédito em Rondônia, o “Cinematógrafo brasileiro em Dresden”,  reporta imagens da época e entrevistas com pesquisadores de história da saúde e do cinema, o documentário resgata dois filmes exibidos em 1911 no pavilhão brasileiro da Exposição Internacional de Higiene em Dresden, Alemanha. Tematizando o combate à febre amarela no Rio de Janeiro e a recém descoberta da doença de Chagas em Lassance, Minas Gerais, são os primeiros filmes científicos brasileiros conhecidos, marcando o pioneirismo do Brasil e do Instituto Oswaldo Cruz na utilização de imagens em movimento na comunicação e informação em saúde, 21 min, 2011.
O segundo filme convidado “Oswaldo Cruz na Amazônia - a saga das vacinas”, vídeo-documentário histórico que resgata a memória das viagens de Oswaldo Cruz à Amazônia, no início do século XX.  Após a implantação das campanhas sanitárias no Rio de Janeiro, Oswaldo Cruz realizou, em 1905, viagem de inspeção sanitária aos portos do Brasil, visitando, na Amazônia, as cidades de Belém, Santarém, Óbidos, Parintins e Manaus.  Em 1910, Cruz voltou à Belém para realizar campanha contra a febre amarela na cidade. No mesmo ano, Cruz visitou as obras de  construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, estabelecendo um plano de combate à malária na região.  O vídeo utiliza filmes, fotografias, caricaturas, cartas e relatórios de Oswaldo Cruz. Quase um século depois, uma equipe de pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz refaz as viagens de Cruz à Amazônia, documentando essa memória e atualizando as principais questões de saúde por ele levantadas, mostrando a continuidade dos problemas sanitários da Amazônia. Documentário de 55 minutos, finalizado em 2002, com produção, pesquisa, roteiro e direção Eduardo Vilela Thielen e Stella Oswaldo Cruz Penido, câmera Luiz Carlos Bonella, edição Joana Collier, consultoria Eduardo Coutinho, narração Paulo José, apoio FAPERJ e realização Casa de Oswaldo Cruz – FIOCRUZ.
Empresas privadas e órgãos públicos que acreditam e contribuem no potencial da cultura rondoniense como poder de transformação de uma sociedade: Eletrosul, Eletrobrás do Governo Federal, Sesc Rondônia do Sistema Fecomércio, Secel-Secretaria Estadual de Cultura do Governo da Cooperação, ABD Rondônia, Fórum dos Festivais, Fundação Iaripuna, Coordenadoria de Políticas Públicas para mulheres, Emater, Aqui Publicidade e Imprensa Rondoniense.

Nenhum comentário: