segunda-feira, 4 de junho de 2018

Lenha na Fogueira - 05.06.18


O primeiro festejo junino em Porto Velho, terminou domingo. Estou me referindo ao Arraial Flor de Cacto, que durante dez dias, proporcionou ao público em especial da Zona Sul, grandes apresentações de danças folclóricas e shows com bandas de forró local.
*********
Nos primeiros dias parecia que o evento se tornaria num grande fracasso, porém, foi só acabar a greve dos caminhoneiros e os postos voltarem a abastecer os veículos com gasolina, que a freqüência voltou e voltou pra valer.
**********
A partir da última quarta feira, o espaço onde estava montado o Arraial passou a ficar pequeno para tanta gente, que passou a procurar se divertir, fosse apreciando os grupos folclóricos na arena, ou degustando algum prato típico nas barracas.
*********
E olhas que sexta feira ainda achou de cair uma chuva horas antes da abertura do Arraial e parte da entrada e a arena, ficaram ou se transformaram, num verdadeiro lamaçal, mesmo assim, o Arraial estava lotado.
*********
O Flor de Cacto é daqueles eventos que naturalmente atraem o público, mal comparado, parece a Banda do Vai Quem, quando a gente vê está cheinho de gente.

**********
Os donos do parque e os barraqueiros adoram esse suspense, tem deles que fica nervoso nos primeiros dias com a pouca freqüência, mas, quando chega do meio pro fim, tá todo mundo com o sorriso da largura da cara. É muita felicidade com o bolso cheio da grana.
*********
Por incrível que pareça, só quem não ganha dinheiro, nesses eventos juninos, são os grupos folclóricos. Mesmo com a direção do Flor do Cacto realizando um Concurso que premiou até o 5º lugar, o dinheiro foi pouco para os espetáculos apresentados.       Quem faturou mais foi a Quadrilha Campeã que embolsou R$ 2.3 MIL. Teve grupo que recebeu apenas R$ 150 e pronto.
**********
De qualquer maneira, o Cacto serve para os grupos fazerem os últimos ajustes, para as apresentações no Flor do Maracujá.
***********
Merecidamente a Junina Girassol das Três Marias foi a campeã da XXI edição do Arraial Flor de Cacto. A quadrilha do Bené se apresentou na quarta feira e foi aplaudida de pé pelo público que lotou arquibancadas e camarotes.
*********
Uma animação pra ninguém botar defeito, um ótimo cantor (Thiago) e um espetacular marcador (Allan Veck), além de uma super organização, não tinha como não vencer o festival. Parabéns a todos da Gira, Gira, Gira, Girassol!
*********
O Fernando presidente da Roça é Nossa que não quis que sua quadrilha participasse do Concurso, após o resultado saiu com essa: “A Rádio Farol está se especializando em ficar em 3º Lugar”.
*********
Realmente, tanto a quadrilha adulta como a mirim ficaram em 3º lugar no Flor de Cacto. Severino Castro não deixou por menos e respondeu ao Fernando; “Cadê que ele tem coragem de concorrer com a gente”.
*********
O clima começou a esquentar entre os grupos folclóricos de quadrilha junina. Outro que não colocou o grupo na disputa foi o João Big que nem compareceu para dançar como convidado na última noite.
*********
Quero aqui agradecer a deferência dos locutores apresentadores da festa Jarderson e Rodrigo Cerdeira além da equipe da rádio comunitária Rio Madeira 105,9 FM que sempre registrava nossa presença na festa. Obrigado gente boa.
********
E o Arraial Municipal! Esse foi dos melhores. Ocampo não cabia em felicidade: dançava, abraçava, beijava e não parava de elogiar o público pela presença.
********
Também com o espetacular show da Cia de Dança Yaporanga que prendeu o público até o final do arraial.
*********
Com a Banda Ferrovia. Que Banda ótima! São três músicos, mas, três músicos que deixam qualquer um de boca aberta pela qualidade do repertório
*********
Pra completar, ainda teve o show do Zezinho dos Cobras com seu Quarteto. Valeu gente boa da Funcultural.

Nenhum comentário: