segunda-feira, 11 de junho de 2018

Arraial em Santo Antônio no Dia dos Namorados


A tradicional quermesse (Arraial) da Igrejinha de Santo Antônio o mais antigo templo católico de Porto Velho, que começou domingo dia 10, vai até amanhã 13, dia do Santo Casamenteiro.
Apesar da comemoração oficial de Santo Antônio ser no dia 13 de junho, o dia 12 é o mais festejado, pois, é o dia dos Namorados, data na qual os casais enamorados trocam confissões e presentes.
ORIGEM
O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).
História do Dia dos Namorados no Brasil
A data está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.
Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.


Programação na igrejinha


A superintendência de Turismo - SETUR através do responsável pelo Memorial Rondon Sargento Antero, é uma das entidades colaboradoras da programação da festa, que está acontecendo desde o último domingo dia 10, no pátio da centenária igrejinha. Todas as noites após a missa, acontecem apresentações folclóricas e nas barracas se comercializa vários pratos de comida típica da época. A programação começa as 18 horas, porém, a igreja fica aberta para visitação durante o dia todo.
O acesso é pela estrada do Cemitério de Santo Antônio e além do Memorial Rondon, o visitante pode apreciar o funcionamento da Usina da Santo antônio Energia.

Amanhã dia de Santo Antônia a missa é pela parte da manhã

Nenhum comentário: