sexta-feira, 22 de junho de 2018

Boi Caprichoso vai abrir e encerrar o Festival 2018



O Festival de Parintins vai acontecer no próximo final de semana, ou seja, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, na Ilha Tupinambarana Amazonas. O evento será transmitido ao vivo pela TV A Critica de Manaus e TV Cultura para todo o Brasil e Mundo.


Ordem de apresentação


O boi-bumbá Caprichoso vai abrir e fechar o Festival Folclórico de Parintins 2018 nas noites dos próximos dia 29 e 1°. O sorteio da ordem de apresentação da 53ª edição do Festival foi realizado na noite de Santo Antônio dia 13 último. O evento contou com a presença de representantes das diretorias dos dois bumbás. Conforme o sorteio o Garantido abre a segunda e a terceira noite, nos dias 30 de junho e 1º de julho.

Temas para 2018

O boi Garantido trabalha este ano com o tema “Auto da Resistência Cultural”. Em 2018, o Garantido renova seu compromisso com a realização de uma “Brincadeira de São João” que se constituiu como um espetáculo de resistência pela arte.
O Conselho de Artes da Baixa do São José afirma que o espetáculo deste ano vai trazer marcas do passado e do presente do Garantido, porque na nação encarnada está vivo o sentimento do fundador, Lindolfo Monteverde, de resistir culturalmente.

O Caprichoso, por sua vez, leva para a Arena do Bumbódromo o espetáculo “Sabedoria Popular – Uma Revolução Ancestral”. A proposta do bumbá é levar a atmosfera multicultural da Amazônia para as três noites do festival, fazendo uma nova viagem com os protagonistas que aqui estavam e os que aqui chegaram com nova dramaturgia para uma identidade regional, rica por ser diversa e aberta ao diálogo universal, afirmando ao mundo que a sabedoria cultural do seu povo.
Origem
O Festival Folclórico de Parintins nos moldes como acontece hoje foi criado em 1965, mas os Bois Garantido e Caprichoso existem desde 1913. Muitas versões falam sobre a origem dos Bois de Parintins. Estudiosos dizem, porém, que não há histórias documentadas sobre a fundação de cada Boi, e o que se sabe vem principalmente da tradição oral. De qualquer maneira, uma coisa é certa : cada Boi defende ter sido o primeiro a surgir5.

Conta-se que o Boi Garantido teria sido criado em 1913 por Lindolfo Monteverde. O Boi Caprichoso teria sido criado logo em seguida pelo parintinense Furtado Belém e pelos irmãos cearenses Roque e Antônio Cid. No início, os Bois brincavam nos terreiros e saíam às ruas, o que acarretava inevitáveis brigas entre os dois. Algumas pessoas, as mais ricas, chegavam a pagar para que os Bois passassem diante de suas casas. Já o formato atual foi criado por um grupo de amigos ligado a Juventude Alegre Católica (JAC), Xisto Pereira, Lucenor Barros e Raimundo Muniz, então presidente da JAC. Após uma reunião entre eles, surgiu a ideia de reunir esses dois grupos folclóricos. Naquela época, as brincadeiras estavam com baixa popularidade, sob pretexto de que os Bois eram para os pobres. A criação do Festival foi, então, um divisor de águas na história dos Bumbás, que aos poucos retomaram sua popularidade.

Nenhum comentário: