quarta-feira, 20 de julho de 2016

Neiva da Rosas de Ouro a melhor Maria Bonita

Neiva como Maria Bonita sempre foi nota Dez
A 35° Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá começa na próxima quarta feira dia 27 e vai até o dia 7 de agosto, com a apresentação de 39 grupos folcloricos divididos da seguinte maneira: 4 quadrilhas do grupo de acesso, 9 quadrilhas mirins e 14 quadrilha adulta. Oito Bois Bumbás adultos e 4 mirins.
Durante reunião de apreciação do Regulamento da 35ª Mostra os quadrilheiros optaram por tirar o “Grupo de Cangaço” da avaliação dos jurados. “Só o Lampião e a Maria Bonita serão julgados”. Isso não quer dizer que a quadrilha não coloque o Cangaço em sua apresentação, muito pelo contrário, aposta a presidente da Rosas de Ouro Neiva Mariano “Quem não colocar o Cangaço, com certeza receberá nota baixa dos jurados”.
Foi assim que começamos um bate papo com a Neiva Mariano Rocha presidente da quadrilha Rosas de Ouro. Neiva é conseiderada a responsável pelo sucesso que o quesito Lampião e Maria Bonita que até o ano passado era “Lampião, Maria Boinita e seu Cangaço” faz nas apresentações do Flor. Lembra a hoje coreografa justamente do Cangaço da Rosas de Ouro: “Tudo começou quando eu estava com 14 anos e brincava na quadrilha “Na Tonga da Milonga do Cabuletê”, uma amiga desafiou. Você tem coragem de dançar como Maria Bonita mas, pisando diferente? Aceitei o desafio e passei a dançar pisando forte no chão e balançando o corpo da cintura pra cima de um lado para o outro totalmente diferente das outras Marias Bonitas. Não deu outra, nunca mais deixei de receber nota DEZ dos jurados e nem de ser imitada.
A Cabuletê parou e então resolvemos criar a quadrilha que o artesão Bomba deu o nome de “Rosas de Ouro” no bairro Jardim Boa Esperança que hoje é o Tucumanzal II, e como ninguém aceitou ser presidente eu assumi. Fomos disputar o acesso no Flor de Cacto e ganhamos, no mesmo ano, dispoutamos no Flor do Maracujá e ficamops em 6° lugar, no seguinte fomos vice e em 2007, conseguimos vencer no Flor do Maracujá, quer dizer, já nascemos grande.
O estilo de dançar do Cangaço da Rosas de Ouro é imitado por todas as quadrilhas de Porto Velho até os dias de hoje, porém, jamais alguém conseguiu dançar como dançava a Maria Bonita Neiva. Muitos iam assistir a Rosas de Ouro só pra ver a Neiva dançar como Maria Bonita. “Agora sou apenas a coreografa do cangaço e podem esperar, que vamos fazer bonito no Flor do Maracujá”.
A Rosas de Ouro vai apresentar no dia 2 de agosto na arena do Flor do Maracujá o tema: “Rosas de Ouro virou Cordel” o coreografo é o Alcimar considerado um dos melhores de Porto Velho. O marcador é o Tonho, casal de noivo e noiva Rafael e Paloma; Felipe Lisboa (juiz), Felipe Mariano (escrivão), Matheus (padre); Vava, Thiago e Lorinho (sacristãos); Casal de Velha e Velho Ety e Junior nota dez no Flor do Maracujá passado; Rainha Junina Dara, Andressa e Giovana e Rainha da Diversidade Andrey, Lampião Bruno e a Maria Bonita Laiza Samires.

A quadrilha vai se apresentar com 42 pares. “Todos estão convidados a assistir no dia 2 de agosto, uma terça feira, no Flor do Maracujá o espetáculo da quadrilha Rosas de Ouro.

Nenhum comentário: