segunda-feira, 11 de julho de 2016

Lenha na Fogueira - 12.07.16


O show Cronovisor – “Renato Russo de Corpo e Alma”, fez muita gente sair descontente sábado passado 09, do Teatro Palácio das Artes Rondônia.
********
Com certeza, os que saíram criticando a apresentação do psicólogo Samuel Luna – Samuca não leram a sinopse publicada pela produção sobre o show.
********
A maioria comprou ingresso, pensando que iria assistir um musical sobre a vida do Renato Russo tal qual o da Cássia Eller. Por isso não gostaram do que estavam vendo.
********
Logo de cara Samuca avisou que o show foi montado em cima do seu TCC apresentado no final do curso de psicologia em 2010. Quando ele pesquisou os últimos dias de vida do compositor e cantor líder da banda Legião Urbana.
********
É como o próprio Samuca explica: “Cronovisor é um show, fruto de um estudo artístico e psicológico sobre vida e obra de Renato Russo.
********
Pra completar, ele (Samuca), é quem faz tudo, conta a história, canta as músicas, liga o projetor de imagens, toca os instrumentos (guitarra e percussão eletrônica). Só que tudo isso, é feito através de controle remoto via celular, que precisa estar logado com a Internet. No início nada disso deu certo.
********
O show que estava marcado para começar às 20 horas, só começou quarenta e cinco minutos depois, ou seja, as 20h45.
*******
Testemunhei sexta feira dia 09 pela manhã, o psicólogo dispensando a contratação dos técnicos que habitualmente fazem o som e a iluminação nos espetáculos que acontecem no Palácio das Artes; Disse Samuca abrindo uma maleta: “Essa é minha mesa de som que eu controlo todos os efeitos que uso durante minha apresentação, através do meu celular. Só vou querer que vocês pluguem os autos falantes do teatro nas saídas dessa mesa. O resto é comigo”.
********
A partir daí qualquer problema que acontecesse relativo a qualidade de som seria (como foi) de inteira responsabilidade dele (Samuca).
*******
Até que ele tentou começar o show na hora marcada, 20 horas, só deu pra dizer boa a noite e o sistema apresentou problema. Segundo ele em virtude de haver muitos celulares ligados, sua “Mesa” não estava conseguindo captar o sinal (internet) do seu próprio celular o tal controle remoto.
******
O público até que foi paciente, talvez na iminência de “daqui a pouca ver Renato Russo de Corpo e Alma no palco do Palácio das Artes”. Não teve pai de santo e nem babalorixá que fizesse a Alma do Renato incorporar no Samuel.
*******
Já que Cronovisor é uma espécie de máquina do tempo, ou melhor, um aparelho capaz de captar ondas quânticas do passado. No caso do Samuca, quem passou mesmo foi o tempo, pois seu Cronovisor instalado aos seus pés no palco, não queria trazer nada. “Depois de assistir o musical Cássia Eller, não dar para continuar assistindo essa apresentação”, diziam algumas pessoas deixando o teatro antes do espetáculo terminar. Tudo porque não leram a sinopse.
*******
E nós ficamos na dúvida: Será que o povo realmente não leu o que foi divulgado sobre o show nas redes sociais? Será que compraram ingresso só porque ouviram falar que alguém iria se apresentar mostrando o trabalho do Renato Russo?
*******
Acho que essa última questão prevaleceu. O show do Samuca como trabalho científico deve ser muito bom para quem entende do assunto, agora, como trabalho artístico não agrada não! Ou pelo menos, não agradou boa parte das mil pessoas que compraram ingresso para assistir o show na noite de sábado no Palácio das Artes Rondônia.
*******

Tem um ditado que diz: “O barato sai caro”! Não fosse a intervenção dos técnicos Ojopi e Neto até agora estaríamos esperando a Alma do Renato Russo baixar no Palácio das Artes Rondônia.

Nenhum comentário: