quinta-feira, 28 de julho de 2016

Lenha na Fogueira - 29.07.16


A festa folclórica de Rondônia o nosso Arraial Flor do Maracujá, começou e está a todo vapor. Nesta sexta feira 29, realmente começa a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás. Sabe por quê?
*********
Porque somente hoje, começam as apresentações dos grupos que realmente estão disputando o troféu de melhor da 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás.
********
Apesar da Federon divulgar que o Arraial começou na última quarta feira dia 27. Acontece que desde 2015 o concurso classificatório que seleciona dois grupos de quadrilhas, para se apresentar entre as grandes, passou a acontecer no Arraial Flor do Maracujá.
********
Antes os grupos de acesso dançavam em arraias como Flor do Cacto, Arraial Leste, Arraial da AFA etc. Em 2015 a Federon passou a abrir o Flor do Maracujá na quarta feira para abrigar a disputa entre os grupos de acesso.
********
São dois dias de disputa entre os grupos de acesso, quarta e quinta. Sexta feira realmente começam as disputas relativas ao Flor do Maracujá.
********
Não sei se expliquei direito. O certo é que de hoje até o dia 6 de agosto, acontece realmente a 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás e no domingo dia 7, vamos conhecer os melhores do Arraial 2016.
********
Sem querer (querendo), a arena de dança do Flor do Maracujá recebeu um palco que está chamando a atenção de todos que visitam a Cidade da Cultura. É realmente um palco (como se diz na gíria) de vergonha.

*********
Quando digo “sem querer”, é porque o palco foi montado no local errado. Na realidade, o Projeto da Federon enviado ao governo. Diz que o palco deverá ser montado na “Praça de Alimentação” e na arena apenas um praticável.
********
Por falta de comunicação adequada, entre a empresa vencedora da concorrência da estrutura de palco e arquibancada e os responsáveis pela sua contratação, no caso a Sejucel. O palco foi montado na arena onde os grupos estarão se apresentando.
********
Por que a Federon não faz questão de palco na arena de dança. Acontece que de uns tempos pra cá, todos os grupos seja de quadrilha ou boi bumbá, coloca grandes alegorias, justamente no espaço que fica em frente ao palco e os músicos, batucada ou marujada, ficam sem contato direto com os dançarinos dos grupos.
********
As músicas tanto de quadrilha como as toadas de boi bumbá interagem em suas “bossas”, com as coreografias, por isso é preciso que o tecladista, cantor ou levantador de toadas e músicos em geral veja as apresentações.
*********
Com as alegorias em frente ao palco isso fica praticamente impossível. O ideal é a banda ficar na frente dos camarotes e seus músicos assistindo o grupo desde a entrada até a saída da arena.
********
Como na hora da montagem do Palco este ano, ninguém da Sejucel estava presente com o croqui para indicar onde os trabalhadores da empresa vencedora da licitação deveriam montar o palco. E esses trabalhadores imaginando, que se os grupos vão dançar nesse espaço que está marcado. Vamos montar o palco aqui.

*******
Acontece que a estrutura do palco é tão bacana que transformou a arena do Flor do Maracujá num dos visuais mais bonitos dos últimos anos.

*******
a turma da Federon quando viu a belezura que ficou o palco. Saiu dizendo: “Já que está, deixa ficar”.
*********
Outra coisa que está enchendo o pessoal dos grupos folclóricos de felicidade é a qualidade da sonorização. A empresa que venceu a licitação, talvez por ser a primeira vez no Flor do Maracujá, colocou equipamento de primeira linha. Quer dizer, a turma da Sejucel está de parabéns!
********

Quer falar comigo vai a noite no Flor do Maracujá que com certeza estarei ao lado de uma Cunhã Poranga!

Nenhum comentário: