sexta-feira, 8 de julho de 2016

Lenha na Fogueira 08.07.16

Hoje a escola de samba Asfaltão realiza o seu 6° Baile Brega. Desta feita o evento vai reunir a turma que gosta de música boa e dançante no clube Flamengo.

********
O que é ser brega? O termo Brega apesar de algumas divergências e de não se encontrar nenhum registro que comprove, surgiu em Porto Velho capital do estado de Rondônia em meados da década de 1960. Segundo o cantor Wando em entrevista concedida ao programa Sem Censura da TV Educativa/Cultura/Brasil que até hoje é apresentando pela jornalista Leda Nagle.

********
Wando disse que o termo Música Brega surgiu em Porto Velho. Juro de pés juntos que assisti essa entrevista. Então lembrei de como foi que o “Brega” ganhou o Brasil.

********
Naquele tempo existia o Bar e Restaurante do Bragaque ficacava ali pelo quilômetro 14 de BR 364,sentido Porto Velho Candeias. Era um local agradável onde algumas mesas eram colocadas embaixo de árvores frondosas, numa sombra fantástica.

*******
Nossa turma, '‘corriola quarenta” que contava entre outros com esse que escreve essas linhas mais o Manelão, Petrônio, Emilzinho, Carlos Binho, Inácio Castro, Narciso Freire, o Braga do Incra e o Leôncio Rodrigues, praticamente todo sábado ia almoçar e beber no restaurante do Braga.

*******
Após algumas biritas o Leôncio Rodrigues que era funcionário do cartório do Durval Gadelha e depois do Capitão Nascimento, isso acontecia todos os sábados, começava a imitar “viado” naquele tempo não se falava Gay era viado ou fresco e passava a chamar o Braga de seu “BREGA”.

*******
“Seu BREGA bota aquela música do Valdick pra tocar”, ou então era a música do Altemar, Nélson Gonçalves, Ângela Maria ou Agnaldo Timóteo. O Braga ficava com raiva com o gesto que o Leôncio fazia imitando “viado” e esculhambava e não colocava a música solicitada. “Pede como homem” dizia. Depois o escalado para aborrecer o Braga era eu que repetia as “palhaças” do Leôncio: Seu BREGA coloca a música de tal cantor. E também era esculhambado. Isso durava a tarde toda e os fregueses em sua maioria caminheiros que faziam ponto no Restaurante do Braga, se divertiam quando a gente começava a aperrear o Braga.

*******
Então os caminhoneiros passaram a divulgar por esse Brasil afora, que em Porto Velho, o melhor local para se pousar, comer uma comida gostosa (a especialidade dp Braga era galinha caipira) e ouvir uma boa música era no restaurante do BREGA.

*******

Diziam os motoristas: “Em Porto Velho vamos nos encontrar no Brega”. E assim o negócio foi pegando. “A música do Brega é boa”. No Brega só toca música boa e então o termo pegou.

*******
Vale salientar que os cantores que citamos acima, faziam o maior sucesso à época.

*******
Com o advento do garimpo de ouro do Rio Madeira música brega passou a ser aquela cantada por cantores como Bartô Galeno, Abilio Farias, Evaldo Braga considerado o Rei do Brega e finalmente mais que assumido o Reginaldo Rossi. Veja que algumas músicas do Reginaldo eram consideradas Jovem Guarda.

*******
O termo brega também passou a ser utilizado para pessoas que vestiam ou vestem roupas coloridas ou fora dos padrões. Na época essas pessoas eram chamadas de cafona e depois passaram a fazer parte da classe Brega.

*******
Hoje pelo sexto ano consecutivo, a escola de samba Asfaltão realiza o seu Baile Brega e junta a música com o estilo de se produzir. Vamos ver no Flamengo muita gente vestida no estilo Falcão (cantor humorista).

*******
Será que é brega dançar de rosto colado ao som de um bolero: Beija-me, beija-me muito, como se fosse essa noite a última vez….

********

Vamos dançar agarradinho no Baile Brega do Asfaltão meu amor!

Nenhum comentário: