quarta-feira, 20 de julho de 2016

Lenha na Fogueira - 21.07.16


Até o final deste mês, o superintendente da Sejucel vai promover algumas mudanças nos quadros da superintendência que cuida da juventude da cultura, do esporte e do lazer em Rondônia.
********
Umas da mexidas que já está causando o maior reboliço nos meios culturais, é a exonerção do João Carlos Alves popularmente conhecido como Carlinhos Maracanã da direção da Casa da Cultura Ivan Marrocos.
********
Ha alguns dias, o Ilmar Esteves de Souza chamou Maracanã em seu gabinete pra dizer que alguém do governo estava pedindo o cargo.
********
A justificativa como sempre, “É para dequar a situação política”. Por mais que queiram justificar, não existe explicação plausível para a saída do Carlinhos Maracanã da Ivan Marrocos.
********
Se o governo, através da Casa Civil, da Governadoria, da própria Sejucel, ou de qualquer outro órgão, saísse em campo perguntando aos entes envolvidos com os segmentos culturais em Rondônia e em especial em Porto Velho, ficariam sabendo, que a maioria responderia a favor da permanencia do Maracanã na entidade.
********
No segmento do Artesanato a maioria seria esmagadora, no segmento musical também, no segmento afro-brasileiro Maracanã tem prefrencia, nas escolas de samba nem se fala, no folclore é unanimidade.
********
Muitos das artes plásticas aprovam o nome do Carlinhos, inclusive o João Zoghbi, Franciney Vasconselo, Assis Chateaubriand, Homero e tantos outros, acho que a Lu Silva e o Cláudio Vrena também.
*******
O pessoal da confraria Pobres do Caiari é fechada. Vai perguntar ao pessoal que participa do Concurso de Pintura da 17ª Brigada (inclusive o General Costa Neves) pra ver se eles são contra a administração do Maracanã!
********
Mesmo assim, o Ilmar Esteves garantiu a este colunista, que até o dia 31 deste mês, o João Carlos Alves - Maracanã será substituido na direção da Casa da Cultura Ivan Marrocos pela artista plástica MARGOT Paiva.
********
Aliás a Margot é um bom nome para substituir o Maracanã. Já que não tem como convencer os “caciques” do governo Confúcio a mudar de idéia, que pelo menos venha uma pessoa engajada com a causa cultural, como é o caso da Margot Paiva.
*******
Quem sabe ela (Margot) consiga fazer da Casa da Cultura Ivan Marrocos uma ótima “Istalação”! Inclusive, tão falando que junto com a Margot vem a fotografa Marcela Bonfim. Aliás a Marcela é a bola da vez no naipe artista fotográfica. Suas fotos agora estão expostas nas escadarias do Palácio Rio Madeira. Ta recebendo o apoio jamais dispensado a muitos artistas que militam no segmento ha mais tempo.
********
Pelo amor de Deus, não pensem que estou criticando o trabalho da Marcela, muito pelo contrário, sou fã de carterinha, principalmente da exposiçao em evidencia. Então vai a Margor e a Marcela para a Casa da Cultura em substituição ao Carlinhos Maracanã.
*******
Se já estava dificil para a Confraria Pobres do Caiari voltar a utilizar o espaço do quintal da Ivan Marrocos para promover seu famoso Café de Domingo, agora é que vai ficar quase impossível. E lembrar que quando o Rodnei Paz era o superintendente, a turma do Caiari tinha o maior apoio, inclusive, todos os domingos o Rodnei marcava presença no café da manhã. Foi só o Ilmar que nasceu e se criou no bairro Caiari assumir, proibiu o evento de ser realizado no quintal da Casa. Pela Lei ele não esta errado não, agora, pela amizade...
*******

Será que a nova diretora da Casa da Cultura vai trazer o SART de volta, vai abrir a Casa para eventos que não sejam exposição de arte plástica? Lembrando que a Casa da Cultura não é galeria de arte.

Nenhum comentário: