quinta-feira, 14 de julho de 2016

Lenha na Fogueira - 15.07.16


Meu prezado amigo e irmão Zekatraca. Deus te proteja! 

**********
Faleceu dia 12 (terça feira) em Brasília o Prof. e Advogado Francisco das Chagas Teixeira.
*********
Leitor assíduo da tua conceituada coluna por meu intermédio, sempre elogiou os teus trabalhos em favor da cultura regional.
********
Apaixonado pelo teatro apresentou com muita maestria nos anos 70 o monólogo "As mãos de Eurídices" de Pedro Bloch.
********
Espelhado no trabalho dele passamos a fazer também teatro com outros jovens da época, com às peças "Mocambo" e "Deus lhe Pague" sendo a segunda de autoria de Joracy Camargo.
********
Guardo com muito carinho o documentário dessa apresentação. Ontem comemorou-se o Dia do Homem, estamos falando do Homem autêntico, verdadeiro e o nosso prezado amigo e irmão Prof. Teixeira fazia parte dessa classe. Abraços, Zeca Mello.
********
Amanhã vai acontecer na sede do Sindeprof o concurso que vai escolher o melhor Casal de Noivos entre os grupos de quadrilhas filiados à Federon e também a Rainha das Quadrilhas Juninas e Rainha da Diversidade.
********
O Casal de Noivos classificado em primeiro lugar, vai representar Rondônia no concurso Nacional que vai acontecer em Porto Velho no mês de agosto, com a participação de representantes de praticamente todos os estados brasileiros.
********
Enquanto isso, a Rainha de Quadrilha Junina e Rainha da Diversidade representarão Rondônia no concurso nacional que vai acontecer na cidade do Rio de Janeiro. O evento estadual conta com a coordenação da Federon e o nacional é da alçada da Confederação Brasileira de Grupos de Quadrilhas – Cofebraq.
********
O movimento Quadrilha Junina em Porto Velho tem crescido acintosamente, desde que a Federon passou a integrar a Confederação Brasileira, pois nossos grupos, têm participado dos eventos nacionais com destaque.
********
Tanto que em 2018, Porto Velho está cotado para sediar o Concurso Nacional de Quadrilhas. O estado nosso concorrente é o Pará com sua capital Belém. Por isso, afirma Fernando Rocha, a importância da realização do concurso de Noivos ser bem estruturado em Porto Velho no mês de agosto. “Vamos provar para a direção da Confebraq que Porto Velho tem estrutura para abrigar o Concurso Nacional de quadrilhas em 2018.
********
O Concurso deste sábado 16, que vai acontecer no Sindeprof a partir das 20 horas, será com cobrança de ingresso. “Nada que os quadrilheiros não possam pagar”.
********
Pois é, por falar nisso, na reunião de aprovação do Regulamento do Flor do Maracujá 2016, quase que o “Casal de Velhos” é banido da brincadeira. Foi por pouco. Só conseguiu permanecer ainda este ano, graças ao discurso do Roberto Matias. Ficou acordado que no próximo ano (2017), o Casal de Velhos deixará de fazer parte da planilha dos jurados e passa para quesito de avaliação.
********
Não gostei de tirarem a obrigação da apresentação do “Cangaço” a partir das apresentações das quadrilhas este ano. O Cangaço junto com Lampião e Maria Bonita é uma das alas mais bonitas, seja dançando ou nas indumentárias. Aí os 'babacas quadrilheiros' que não sabem nada de tradição votaram a favor da não obrigatoriedade da ala do Cangaço na apresentação de Lampião e Maira Bonita. Tu já viu o capitão Virgulino e sua amada Maria Bonita sem o grupo de Cangaceiros. Tanto que morreu todo mundo junto.
*********
Não é tirando da apresentação uma ala como a do Cangaço que os grupos vão economizar. Economizar pra que? Investir no Guarda, Sacristão, Padre, Escrivão? Nenhum desses personagens chamam mais atenção que o grupo ou a apresentação de Lampião e Maria Bonita e seu Cangaço. É muita falta de conhecimento e de visão de markenting.

Nenhum comentário: