quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Lenha na Fohueira - 15.10.15

Vamos aproveitar para parabenizar os bois Malhadinho e Flor do Campo de Guajará Mirim pela realização do XIX Duelo na Fronteira.
*********
Muitos não acreditavam que a maior festa folclórica da Pérola do Mamoré fosse acontecer. Era um tal de disse-me-disse o que fez o público guajaramirense não prestigiar o evento como nos anos anteriores.
********
Nos dois primeiros dias, ou seja, sexta feira dia 09 e sábado dia 10 a presença do público foi muito pouca. A área destinada às barracas praticamente ficou vazia, durante as apresentações na arena.
********
De qualquer maneira, a realização do evento foi positiva, já que mostrou que a brincadeira de boi em Guajará Mirim está vivíssima, ainda mais, quando percebemos a vontade e a garra das diretorias dos dois bois Flor do Campo e Malhadinho em realizar o evento.
********
Não interessa quem foi o campeão, a vitória maior foi da cidade de Guajará Mirim que viu seu maior produto comercial ser colocado na vitrine.

********
O Duelo na Fronteira vende mais que qualquer Zona Franca de Guajará. Mesmo na dúvida da sua realização este ano, os hotéis ficaram praticamente todos lotados de turistas.

********
Se o público da cidade de Guajará não compareceu em massa, os turistas de Porto Velho e Rio Branco não se fizeram de rogado, lá estavam, basta lembrar que o hotel mais caro da região do Vale do Mamoré o Palafitas estava lotado e seus hospedes tinham como principal atração turística, o Duelo entre os Bois Flor do Campo X Malhadinho.

********
Outros hotéis como o Mamoré do meu amigo Pita estava super lotado e toda hora chegava gente a procura de apartamento. Nossa equipe do Diário da Amazônia ficou hospedado no Mamoré. A turma do governo Secom e Sejucel ficou no Hotel Portalles que a gente diz que é da Golda. Lá também não tinha mais vaga. A equipe da RedeTV ficou espalhada em vários hotéis por falta de vaga para todos em um só hotel. Esse é o Duelo na Fronteira; Os restaurantes durante os três de festa faturaram o que não faturam durante boa parte do ano. Em alguns deles tinha fila.

********
Parabéns ao Dr. Neidson pelo apoio e por ter resolvido o problema do repasse de recurso para a compra de material, junto ao MP. Aliás, o Dr. Neidson é Malhadinho até debaixo d’água, mas pela política da boa vizinha, na hora da apresentação do Flor do Campo ele vestia a camisa vermelha! Se coçando todo, mas vestia! Vale voto
********
É assim que tem quer ser, se é para o bem de todos, os dois bois estão no coração de todos.

********
O vice presidente do Flor do Campo Wenceslau Ruiz se disse “Muito feliz por tudo e pela garra dos meus brincantes. O boi contrário está de parabéns por tudo que fez, mas não tinha como, nós fomos melhor. Ano que vem tem mais e vamos ser campeão de novo” disse Wenceslau ao Portal Mamoré.

********

O presidente e fundador do boi Malhadinho Leonilson de Souza declarou: “Para nós é um orgulho muito grande realizar este festival que envolve toda comunidade de Guajará Mirim. Trabalhamos dia e noite nos últimos meses para mostrar nossa cultura e resgatar o Duelo na Fronteira”


********
Algumas coisas que só acontecem na visão de jurados, também aconteceram no XIX Duelo. Por exemplo: O Flor do Campo segundo o Ariel Argobe perdeu no quesito alegoria para o Malhadinho.

********
A direção do Malhadinho estava tão confiante, que não foi fiscalizar apresentação do boi contrário. Perderam por um ponto quando deveriam ganhar por mais de dois!
Pra mim a grande revelação do XIX Duelo na Fronteira foi o levantador de Toadas do Malhadinho THIAGO. Nota DEZ garoto! 

Nenhum comentário: