terça-feira, 27 de outubro de 2015

Alto padrão garante prêmio no Concurso de Pintura do Cremero

Sensibilidade, criatividade, beleza, cores e técnica, palavras que podem descrever as cinco obras premiadas do I Concurso de Pintura do Cremero. Os participantes Bruno Alves de Souza, Francisco de Assis da Silva, Francinei da Silva Vasconcelos, Marcos Pereira de Souza e Piero Aranibar foram os agraciados na premiação, que aconteceu no último fim de semana, na Casa da Cultura Ivan Marrocos. O evento contou com a presença de todos os 19 artistas que participaram do concurso, além da apresentação da Banda da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, que emocionou o público que compareceu no local dedicado à arte em Porto Velho.
Emocionados, um a um dos cinco selecionados foram chamados para receber a premiação de R$ 1,5 mil. Além disso, todos os outros 14 participantes também foram homenageados com a entrega do certificado do concurso. “Quero parabenizar a todos os artistas que participaram deste evento, que foi realizado com tanto sucesso. O Cremero está sempre à disposição da sociedade e também gostaria de frisar que estamos realizando nossas fiscalizações, na esperança de buscarmos melhores condições de trabalho para nossos companheiros médicos e, consequentemente, uma medicina de qualidade para toda a população do estado”, discursou Cleiton Bach, presidente do Cremero.
Para o médico e artista plástico Viriato Moura, responsável pelo evento, o concurso de pintura foi uma maneira de mostrar que a medicina anda lado a lado com a arte, fato que começou desde o início da profissão e que a torna mais humana. “Essa ligação da medicina com a arte existe desde o começo. O médico tem que ser mais humano, tem que ter mais sensibilidade. Por isso, agradeço e parabenizo a todos os pintores e a todos que participaram na organização desta iniciativa que com certeza foi um sucesso”.
Os selecionados do concurso receberam a premiação da comissão de entrega da premiação formada por Cleiton Bach; Viriato Moura; e pelo professor de artes plásticas da Unir, Osvaldo Augusto de Oliveira; pelo artista plástico, Geraldo Cruz; e pelo diretor da Casa da Cultura Ivan Marrocos, Carlinhos Maracanã.
Após a premiação, foi iniciada a exposição de todas as 19 obras feitas durante o concurso. As pinturas estão expostas na casa da Cultura Ivan Marrocos até a próxima sexta-feira (30).
O I Concurso de Pintura do Cremero contou com o patrocínio do Centro Especializado em Oftalmologia (Ceof), Hospital 9 de Julho, Instituto de Neurologia da Amazônia Ocidental (Inao), Gráfica Nacional, Clínica de Cirurgia de Olhos, Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Rondônia (Sindessero) e Ocular Cirurgia e Diagnóstico.

Seleção das obras

A escolha das cinco obras foi realizada pela comissão julgadora do concurso, sem que cada julgador tivesse conhecimento do nome do autor da pintura, visando a isenção na avaliação das artes produzidas. A seleção dos premiados aconteceu no dia 10 de outubro, na sede do Cremero, onde todos os 19 quadros ficaram guardados no auditório da autarquia, que foi trancado para a segurança das telas e para o sigilo absoluto do resultado. 

Pintores e obras premiados


- Bruno Alves de Souza - ‘Ciência e Arte”;
- Francisco de Assis da Silva - ‘O Doutor Chegou!!!’;
- Francinei da Silva Vasconcelos - ‘A essência emocional da ciência’;
- Marcos Pereira de Souza - ‘Maternidade’;
- Piero Aranibar - ‘Juramento Hipocrático’.

Nenhum comentário: